Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Decoração

Verde será a cor da moda em 2016, segundo fabricantes de tinta

Três de cinco fabricantes de tinta que já elegeram as tendências de cores para o próximo ano apostaram em tons de verde. A Eucatex, por exemplo, elegeu o “verde hortelã”. A escolha foi feita por Elizabeth Wey, designer de interiores e presidente do Comitê Brasileiro de Cores (CBC). As propriedades calmantes e ao mesmo tempo energéticas do verde motivaram a escolha da marca. “Hortelã é a aposta para harmonizar os lares com frescor e energia”, diz.

A cor vai bem com tons neutros e naturais, como os da madeira, linho, algodão e corda. Para os ousados, um vinho intenso ou o fúcsia também funcionam. Já a Suvinil escolheu o “verde água-marinha”, inspirado nas cores do mar do Caribe e nos tons utilizados no estilo art decó. Segundo a marca, essa cor traz calmaria e criatividade para os ambientes. A Luckscolor apostou não em uma só cor, mas na paleta ‘Equilibrium’, com tons de verde azulado, inspirada no oceano Pacífico. A ideia da paleta é trazer uma sensação de liberdade e amplitude aos ambientes.

O arquiteto Paulo Azevedo, do Studio GPPA, conta que tons de verde mais azulados podem ser usados em qualquer ambiente, seja em paredes ou móveis. A dica é variar a intensidade da cor. Por exemplo, em quartos infantis, aposte em variações mais claras, enquanto uma sala de jantar pede um tom puxado para o petróleo. “É uma cor fresca, atual e jovem, que é fria e alegre ao mesmo tempo”, explica.

Publicidade

BRANCO E DOURADO

Além do verde, algumas marcas escolheram tons mais claros. A Sherwin-Willians escolheu a cor “alabaster”, um tom de off-white, próximo ao branco. A gerente de marketing da marca, Patrícia Fecci, conta que eles sempre encorajam as pessoas a usarem cores nas paredes, mas que o momento atual pede a calmaria dos tons claros.

A cor é fácil de combinar com diversas tonalidades, mas principalmente com tons de bronze e preto. Já a cor escolhida pela Coral é o “Ouro Monarca”, um tom de amarelo que mistura ouro e ocre, com brilho leve. A tonalidade vai bem com beges, marrons, amarelos e até tons claros de azul.

Publicidade

Confira algumas inspirações para ambientes na cor verde:

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.