Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Decoração

Dia a dia em cores

Para uma boa ambientação a harmonia deve estar presente, garantindo que estilos de décor e cores conversem entre si para compor os espaços – as tonalidades levam aos projetos ares de personalidade e podem ajudar também na criação de diversas sensações.

O uso de cores agora ganha destaque entre as principais tendências. O designer Caetano Nigro, do escritório Bender Arquitetura, explica que a variedade de tons, seja para detalhes ou destaque principal, atualmente faz parte de diferentes estilos de projetos: “O colorido nem sempre foi muito usado na arquitetura. Nota-se isso pelo estilo clássico, em que as cores predominantes são neutras e mais frias, mas com o tempo até mesmo esse estilo foi ganhando um toque de cor e hoje em dia entram em qualquer tipo de ambiente. Porém, projetos modernos/contemporâneos são os que mais aceitam cores em paredes, objetos e até no mobiliário. Mas tudo sempre depende de como é planejado.”

Entre as opções que podem levar a alegria das cores aos ambientes, os produtos de origem oriental ficam em evidência. Com design cultural e tonalidades atrativas, objetos e móveis asiáticos mostram-se diferenciais para quem deseja nuances para valorizar ambientes. A empresária Roberta Saporiti, proprietária da Bali Design, diz que não há um perfil específico de cliente para esse nicho decorativo. “A procura por tais produtos é bem variada, são pessoas que buscam algo diferente para compor com harmonia. Desde itens pontuais, como almofadas e espelhos, até móveis, como armários e aparadores, a gama de cores pode entrar com a proposta desejada para cada espaço”, pontua Roberta.

Publicidade

A opção certa

De acordo com a cromoterapia, as cores podem ser usadas de forma terapêutica. “Isso depende de pessoa para pessoa, mas o estudo mostra que muitos benefícios advêm do uso adequado. Por exemplo, o azul acalma e é aconselhado para quartos, o amarelo estimula a fome, o laranja deixa a pessoa mais ativa. Então, o ideal é fazer algumas pesquisas antes de escolher a cor exata. Além disso, vale ressaltar que tons quentes são aconselhados para ambientes de aconchego e as cores frias para os demais ambientes, mas sempre balanceando com madeira para que não fique frio demais e perca o conforto”, completa Nigro. 

Publicidade

Com informações da Prime Comunicação.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.