Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELEIÇÕES 2020

Cartório da 53ª zona estima que prefeitos serão conhecidos até as 18 horas de domingo

Depois de uma campanha diferente das de eleições anteriores, diante da pandemia, os eleitores vão às urnas neste domingo, 15, para eleger os representantes dos municípios para os próximos quatro anos. Durante a votação, os cidadãos também precisarão ter atenção aos cuidados preventivos da Covid-19.

Nos municípios abrangidos pela 53ª Zona Eleitoral, 31.170 eleitores vão às urnas das 7 às 17 horas deste domingo e irão digitar sete números no total: primeiro os cinco números de seu candidato a vereador e depois dois números do seu candidato a prefeito. Sobradinho é o maior colégio eleitoral da 53ª ZE, com 11.495 eleitores, seguido de Segredo (5.484) e Lagoão (4.600).

LEIA TAMBÉM: Começa a distribuição das urnas eletrônicas

Publicidade

Conforme o chefe do cartório eleitoral da 53ª ZE, Rafael Miranda Trindade, a previsão é que esta seja a apuração mais rápida da historia da Zona Eleitoral. “Esperamos que até às 18 horas toda apuração esteja concluída. Neste ano, estamos aumentando os pontos de transmissão, permitindo, assim, uma apuração mais ágil”, disse.

Trindade salientou que o Tribunal Superior Eleitoral está tomando todas as medidas para uma eleição segura do ponto de vista sanitário. O chefe do cartório destacou que a zona 53 não mediu esforços para que o pleito ocorra normalmente, sem oferecer riscos à saúde dos colaboradores.

Na 53ª Zona Eleitoral, serão 626 trabalhadores a serviço da justiça eleitoral no dia do pleito, distribuídos da seguinte forma: 498 mesários; 88 administradores de prédio; 40 auxiliares de eleição (motoristas, escrutinadores e membros da junta eleitoral). Serão 145 seções nos seis municípios: 18 em Ibarama; 14 em Lagoa Bonita do Sul; 21 em Lagoão; 19 de Passa Sete; 29 em Segredo; e 44 em Sobradinho.

Publicidade

O chefe do Cartório Eleitoral pede que o eleitor leve sua colinha no dia da votação, pois isso facilita na hora de digitar os números dos candidatos na urna eletrônica. “Não é obrigatório o eleitor levar caneta, mas insistimos que leve, pois é mais uma medida de precaução. Já o uso de máscara será obrigatório, não sendo permitido ingressar na seção eleitoral sem a mesma”, lembrou.

Trindade salienta que todos os eleitores maiores de 18 anos são obrigados a votar, com exceção de analfabetos e maiores de 70 anos. O voto é facultativo também para adolescentes na faixa etária compreendida entre 16 e 18 anos. O eleitor só tem o título cancelado se deixar de votar em três eleições consecutivas. Aquele eleitor que possui alguma multa, mas está com o título ativo, deve votar, obrigatoriamente.

LEIA TAMBÉM: Ir votar será o presente de aniversário de dona Landi

Publicidade

Municípios com chapa única

Nos municípios de consenso como em Lagoão e Segredo, conforme Trindade, em que pese apenas um candidato a prefeito, o voto será como nos últimos anos. O eleitor deverá digitar o número de seu candidato. Não haverá a opção “sim” ou “não” na urna. Caso o eleitor não deseje votar no único candidato cadastrado na urna, poderá votar nulo ou em branco.

Justificativa através do E-Título

Publicidade

Segundo Trindade, não será mais necessário que o eleitor que esteja fora do seu domicílio eleitoral se dirija a uma seção para justificar seu voto – a justificativa poderá ser apresentada de casa. Basta baixar no celular o aplicativo E-título e justificar no dia. Esta funcionalidade só estará disponível no dia da eleição – portanto, se o eleitor tenta justificar antes, não conseguirá.

Aquele cidadão que não conseguir justificar no dia, disporá de 60 dias para explicar a ausência na votação, podendo este procedimento ser feito pelo próprio aplicativo E-título. Caso não o faça, pagará multa.

LEIA TAMBÉM: Para evitar contágio, TSE excluirá biometria nas eleições municipais

Publicidade

Recomendações

O Cartório Eleitoral pede aos candidatos e eleitores que evitem aglomerações nos locais de votação e nas vias públicas durante o horário da votação. A Brigada Militar foi orientada a dispersar qualquer tipo de reunião que possa causar tumulto de pessoas.

Para que se desenvolva um dia de votação sem ocorrências e dentro da normalidade, é preciso que candidatos e eleitores respeitem as regras eleitorais. Qualquer irregularidade presenciada no dia deve ser denunciada, como: compra de votos, distribuição de santinhos, circulação de carros de som e alto-falantes tocando música de propaganda eleitoral, transporte irregular de eleitor, dentre outras irregularidades previstas na legislação.

Orientações

– O Cartório Eleitoral pede ao eleitor do grupo de risco que vá votar das 7 às 10 horas. É de suma importância que o eleitor que estiver com sintomas da doença permaneça em casa. Este eleitor terá 60 dias para justificar sua ausência às urnas, bastando para isso apresentar um atestado médico que comprove sua condição enferma;

– Todos devem utilizar máscara e levar sua própria caneta;

– Não serão permitidas aglomerações nas vias públicas e muito menos aos arredores dos locais de votação. Dentro de cada local de votação, o eleitor só poderá permanecer o tempo suficiente para que exerça seu direito de voto, devendo retirar-se do local após o registro do voto;

– É permitido no dia da eleição o uso de bandeiras e camisetas com identificação de seu candidato, bem como bonés e broches, desde que o eleitor se manifeste de forma silenciosa, pois a propaganda no dia do pleito é proibida;

– Não se deve aceitar carona de nenhum candidato e nem de alguém a serviço de partido político, pois isso é crime, passível de prisão;

– O Cartório Eleitoral deve ser informado de qualquer irregularidade pelo telefone (51) 3742-1210. O contato fica disponível no dia 15 de novembro, entre as seis e as 19 horas;

– Quem tiver dúvida quanto ao seu local de votação, basta entrar em contato que o Cartório Eleitoral que vai repassar as instruções necessárias. Lembrando que a apresentação do título eleitoral não é obrigatória para votar, bastando um documento oficial com foto.

Atenção eleitores de Segredo:

A seção 119 situada na Escola Municipal João Cardoso, na localidade de Linha Ferraz foi desativada. Os eleitores desta seção deverão votar na seção 04, situada na Escola Estadual Zoila Portella na localidade de Bela Vista.

LEIA TAMBÉM: Candidatos de Arroio do Tigre fecham série de debates na Gazeta FM

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.