Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Situação de emergência

Estiagem ainda preocupa municípios da região Centro-Serra

Os prefeitos e representantes dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCserra) estiveram reunidos na noite dessa terça-feira, 3, na Prefeitura Municipal de Estrela Velha, em assembleia geral ordinária para debater medidas para amenizar a estiagem.

Na ocasião, a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Cerro Branco, Marli Hoffmann, falou da redução em recursos federais repassados para programas da Assistência Social. Ela comentou também sobre a redução no repasse de janeiro/2020, que chega a 35%.

A gerente de relacionamento da RGE Sul, Mari Lucia Santos, falou sobre o atendimento que é realizado na região. Ela destacou o contrato realizado com a empresa Conecta, para regularização dos serviços de roçadas, manutenção e melhorias das redes. Ela ainda acrescentou que o foco para 2020 será a melhoria nas fontes de alimentação, com reguladores automáticos. “Solicito aos municípios que levantem e repassem internamente as demandas, pois serão respondidas pontualmente uma a uma”, disse.

Publicidade

O comandante da Defesa Civil Regional, tenente-coronel Pinton, também esteve na reunião e frisou a situação da estiagem e as ações da Defesa Civil em sua área de abrangência. “Ao que tudo indica, a situação pode se agravar. Nos disponibilizamos a ajudar os municípios, dentro das possibilidades”, ressaltou.

Como principal pauta, os Bombeiros Voluntários de Sobradinho colocaram a difícil situação dos deslocamentos realizados com o único caminhão disponível, levando água para consumo das famílias. Foi discutido acerca da compra de um caminhão-pipa para distribuição de água para as pessoas necessitadas. Conforme o secretário da AMCserra, Rodrigo Adriano Stoll, o debate foi amplo, mas não chegou a um consenso sobre amparo legal da associação e dos municípios para a aquisição do caminhão-pipa.

Ficou acordado que os municípios de Sobradinho, Segredo, Ibarama, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul buscarão repassar mais recursos para os Bombeiros Voluntários, para compra de um tanque de distribuição da água. Além disso, cada Prefeitura conta com tanques próprios que estão sendo utilizados para auxiliar o serviço dos bombeiros. A próxima assembleia da AMCserra ficou marcada para o dia 7 de abril, no município de Lagoa Bonita do Sul.

Publicidade

LEIA MAIS: Municípios da região têm situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional

 

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.