O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares (STR) de Lagoa Bonita do Sul, Sidinei Bach, informou que já procurou a Administração Municipal e a Emater do município e solicitou que seja providenciada a decretação da situação de emergência em decorrência da seca. Segundo ele, a cada dia que passa aumenta o número de agricultores que procuram o sindicato relatando a situação dramática das lavouras em decorrência da falta de chuva.
LEIA MAIS: Sobradinho decreta situação de emergência
Um levantamento inicial feito na entidade, baseado nos relatos dos agricultores, indica que a quebra na produção de tabaco no município se aproxima dos 45%. Nas lavouras de milho, feijão e soja precoce, as perdas já chegam a 70%.
Publicidade
Bach destaca ainda que o decreto de situação de emergência possibilita que o município seja contemplado com medidas de ajuda para os agricultores, tanto do Governo Estadual quanto do Governo Federal.
LEIA MAIS: Reunião debate os prejuízos da estiagem em Ibarama
Na tarde desta sexta-feira, 10, os sindicatos da região Centro Serra estarão participando de uma videoconferência estadual convocada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), para elaborar uma pauta única que será encaminhada imediatamente para os governos federal e estadual.
Publicidade
“Neste documento irão solicitar providências para ajudar os agricultores a enfrentar este difícil momento, pois, mesmo que a chuva retorne ao Estado, os prejuízos na área agrícola já são muito grandes”, concluiu o presidente do STR de Lagoa Bonita do Sul.