O deputado Adolfo Brito realizou extensa audiência na tarde dessa quarta-feira, 6, no Daer com o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luciano Faustino da Silva, e uma comitiva de lideranças da região Centro Serra, onde foram tratadas a situação de diversas estradas.
A ERS-347, que liga os municípios de Segredo a Sobradinho, o Daer possui material asfáltico para aplicar em uma operação emergencial de tapa-buracos. A superintendência do Daer de Cachoeira do Sul buscará apoio dos municípios para o empréstimo de um rolo compressor para realizar o trabalho.
O trecho não pavimentado que liga Sobradinho – Lagoa Bonita do Sul – Cerro Branco, RST-481, existe um termo de cooperação entre os municípios e o Daer pra transporte de materiais para cascalhamento, pois existe um contrato com uma empresa para realização deste serviço, porém existe o problema da falta de recursos. O diretor Faustino garantiu urgência para este atendimento.
Publicidade
Em relação ao acesso asfáltico para Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete, o prefeito de Lagoa Bonita Gilnei Luchese e o vice-prefeito Luisinho Fagundes ouviram a afirmação do diretor Luciano Faustino de que, tão logo a empresa SBS concluir os serviços em Guabiju, na região norte do Estado, todos os equipamentos serão transferidos para lagoa Bonita do Sul. Estão contingenciados recursos no valor de 700 mil reais para investimento este ano, e para o ano que vem serão utilizados verbas da Cide.
Para os trechos das VRS entre Salto do Jacuí e Campos Borges, mais o acesso a Jacuizinho, a superintendência do Daer de Cruz Alta sugere a realização de um termo de cooperação com os municípios para que organize um atendimento de mutirão para uma operação de tapa-buracos. Mesma sugestão que foi dada para a VRS-824 (vicinal que liga os municípios de Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos), onde os vereadores Deinner Mauer e Tiago Budke relataram a precariedade da estrada, principalmente no acesso a Alto Alegre e Fortaleza dos Valos, onde existe uma condição de perigo na curva do Schpiring, onde existe a necessidade de recuperação e ampliação de um bueiro, para o qual o Daer já afirmou que fará a aquisição da tubulação e os municípios irão executar a instalação e o respectivo aterro necessário.
Quanto a recuperação do trecho Paraíso do Sul a Agudo, na RSC-287, Faustino informou que existe um contrato de conserva, porém não existem recursos disponíveis no momento. Assim, o governo estuda a possibilidade de incluir este trecho na concessão da ERS-287, mas caso a Secretaria da Fazenda libere novos recursos, imediatamente a empresa contratada irá executar os trabalhos.
Publicidade
O deputado Brito reforça que não há perspectivas para recuperação estrutural de rodovias pavimentadas este ano. Estavam presentes na audiência, além do deputado e o diretor Luciano, o prefeito Gilnei Luchese e o vice-prefeito Luisinho Fagundes, de Lagoa Bonita do Sul, e os vereadores de Quinze de Novembro, Deinner Mauer e Tiago Budke.