Os vereadores do Legislativo Municipal de Sobradinho estiveram reunidos nesta segunda, 04, na 34ª sessão ordinária do ano. Vários assuntos em pauta geraram discussão no plenário. O vereador Valdecir Bilhan voltou a destacar sua preocupação com a pressão sofrida pelos agricultores e com o fomento do comércio local diante do crescimento das vendas online gerando queda no rendimento do comércio da cidade. Gerando tambem discussão entre os vereadores esteve a moção de repúdio contra a PEC 280/2019 que dispensa consulta plebiscitária para a venda das estatais Banrisul, Corsan e PROCERGS.
Vários parlamentares aderiram a moção de autoria dos vereadores Jeferson Matana, Valdecir Bilhan e Maxcemira Trevisan. De opinião contrária, o vereador Roberto Carlos Siman fez fortes críticas ao Banrisul e destacou que o mesmo está ultrapassado, com mau atendimento, altos juros e um sistema burocrático caótico que torna urgente sua privatização. Do mesmo modo cobrou mais agilidade e modernização da Corsan afirmando que no sistema vigente em trinta anos Sobradinho não terá mais água.
Nessa sessão foi aprovado o projeto 134 que autoriza o Executivo Municipal a contratar um professor de Educação Infantil atendendo a EMEI Nossa Senhora Aparecida; projeto 135 que autoriza o Executivo reavaliar os valores de venda de veículos pertencentes ao Município para fins de venda; projeto 136 que autoriza a contratação de dois monitores para atender as EMEIs Titico e Abelhinha Feliz e projeto 138 que autoriza a contratação de cuidador para suprir necessidade junto a Casa de Passagem São Nicolau.
Publicidade
Fazendo uso da palavra na Tribuna Livre estiveram a nova Defensora Pública de Sobradinho Raquel Tenorio Seco, pastor Amilton Nunes da Igreja Universal e Beloni Turcato da ONG Voce Mulher.
No uso da tribuna o vereador Valdecir Bilham destacou sua preocupação com o desleixo das famílias com a vacinação dentro do território municipal e deixou sua preocupação com a falta de uma barragem para captação de água em Sobradinho garantindo a distribuição à população. Roberto Carlos Siman fez fortes críticas a rede Globo de Televisão que segundo ele procura denegrir o presidente Jair Bolsonaro e afundar o Brasil, “ um barco onde todos nós estamos” empresa que segundo ele possui grande dívidas em impostos com o governo federal. Solange Guerreiro salientou o trabalho do agricultor e ressaltou sua preocupação com a impossibilidade de comercializar seus produtos, gerando dificuldades cada vez maiores ao pequeno produtor. Adão Weber destacou a liberdade de expressão e defendeu o direito de povo de reclamar e ter voz diante da possibilidade de privatização da Corsan e Banrisul. Jeferson Matana voltou a esclarecer que a PEC 280 está voltada para a dispensa do plebiscito para a venda das estatais, tirando do povo a participação nessa questão decisiva para o Estado e anunciou sua ida a Brasília para a busca de recurso visando a revitalização do ginásio Castelão. Por fim, Luiz Freitas cobrou do secretário da saúde Nilo Wietzke explicação sobre a retirada do incentivo adicional aos agentes de saúde, o que tambem afetará o comércio que já se encontra em dificuldades e pediu ao Executivo maior debate e diálogo com o Legislativo sobre os projetos com os recursos provenientes do pré-sal.
Publicidade