Cerca de 80 pessoas participaram na quarta-feira, 30, do 1º Encontro de Lideranças e Integração das Trabalhadoras Rurais de Estrela Velha. O evento, realizado no salão São Sebastião em Rincão da Estrela, teve como objetivo trabalhar a formação de lideranças, o empoderamento da mulher e o seu fortalecimento, e foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação Municipal das Trabalhadoras Rurais e Prefeitura Municipal.
A programação teve início com a palestra “Ser mulher, reconstrução e história”, ministrada pela assistente social do município de Jacuizinho, Cleres Maria Cavalheiro Revelante, e a aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus de Jacuizinho, Ellen Fiuza. A palestra abordou a violência doméstica contra a mulheres e o direito das mulheres à vida digna, com respeito, conquistas e empoderamento.
Em seguida, as extensionistas sociais da Emater, Giana Redin, Alessandra Pereira e Salete Rejane da Rosa, fizeram a dinâmica Word Chimarrão. A atividade iniciou com leitura de uma adaptação do texto “O sentido da vida”, de Luiz Fernando Veríssimo. Divididas em quatro grupos, as participantes refletiram sobre o emporderamento feminino. “Os pontos destacados pelas mulheres serão a contribuição de Estrela Velha para a carta do 28º Encontro Intermunicipal das Mulheres do Centro Serra”, comenta Giana.
Publicidade
Finalizando as atividades, foi eleita a Diretoria Associação Municipal das Trabalhadoras Rurais, sendo eleitas, como presidente, Nelci Tereza da Silva, e vice-presidente, Maristela dos Santos Corrêa. Como secretárias foram eleitas Andressa Gomes e Herenita Silveira, e para a tesouraria, Diliane Lasch Eichner e Enoi Carvalho.