A Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho promoverá durante o mês de outubro, atividades voltadas às mulheres, em alusão ao Outubro Rosa. Com o tema “Um olhar especial às mulheres que há dois anos ou mais não realizam mamografia”, o movimento visa chamar atenção, diretamente, para o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
A programação abre nesta quarta-feira, 2, às 15 horas, com Missa da Saúde alusiva ao Outubro Rosa, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, com a participação da Pastoral da Saúde, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria Municipal de Saúde e Coral Luz do Cras Nascer do Sol de Sobradinho.
No dia 7 de outubro, das 13h30 às 16h30, a Liga de Combate ao Câncer e a Secretaria de Saúde, promoverão atividades diversas na Praça 3 de Dezembro, com destaque para: roda de conversa entre os participantes, roda de chimarrão, ginástica laboral, distribuição de laços cor de rosa (símbolo da campanha) entrega de material educativo, participação dos grupos da caminhada da Secretaria de Saúde e orientação sobre o tema pelos agentes comunitários de saúde.
Publicidade
Nos dias 14 e 21 de outubro, o Ambulatório Municipal e os ESFs dos Bairros Copetti, Baixada e Rio Branco, estarão abertos das 17 às 20 horas, com objetivo de atender no horário não comercial, facilitando o comparecimento nas unidades de saúde das mulheres que trabalham durante o dia, para o agendamento do exame de mamografia e demais informações referentes à saúde preventiva.
A Secretaria de Saúde lembra que é realizado diariamente em todas as unidades de saúde, exame clinico das mamas e solicitação de mamografia, priorizando mulheres de 40 a 69 anos de idade. Também são prestadas orientações por profissionais da área.
Durante o Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde estará trabalhando o tema, em todos os grupos e oficinas. Também serão decoradas as unidades de saúde para chamar atenção da população e feita à distribuição diária de material informativo. O foco é estimular as mulheres de 40 a 69 anos (que há mais de dois anos não fazem o exame ou então que nunca fizeram) para que façam a mamografia. O exame é gratuito, basta a paciente comparecer a uma unidade de saúde levando os seus documentos.
Conforme o secretário de Saúde, Nilo Wietzke, a campanha deste ano traz informações relevantes sobre o câncer de mama, doença que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente em Sobradinho, 17 pacientes estão em acompanhamento de câncer de mama via Sistema Único de Saúde−SUS, no Hospital de Caridade e Beneficência−HCB de Cachoeira do Sul.
Publicidade