Dois acidentes recentes no Bairro Santa Tecla, em Venâncio Aires, são investigados pela Polícia Civil. Além de terem ocorrido no mesmo bairro, há outra característica em comum: a fuga dos motoristas. O primeiro caso, que ganhou grande repercussão com a divulgação de um vídeo na internet, aconteceu na tarde do último domingo, por volta das 16h50, no quilômetro 67 da ERS-422, próximo ao Ginásio de Esportes Sercsate.
Uma jovem de 24 anos, identificada como Caroline Inês Ruschel, trafegava de bicicleta pela via quando um Chevrolet Prisma branco colidiu com ela. Apesar do acidente, que deixou Caroline ferida, o motorista sequer parou, e fugiu. A ciclista foi amparada por moradores até que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegasse e a encaminhasse para atendimento na UPA.
O 2ª Batalhão Rodoviário da Brigada Militar atendeu a ocorrência e fez buscas ao motorista, mas ele não foi encontrado na ocasião. Caroline, que é estudante de Nutrição na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), recebeu alta na segunda-feira, 3, data em que começaria em um novo emprego.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dois homens ficam feridos em acidente de trânsito
O caso gerou comoção. Vídeos de câmeras de segurança foram disseminados em redes sociais e aplicativos de mensagens, para que o condutor do carro envolvido na colisão fosse localizado, o que acabou acontecendo na terça-feira.
Um episódio semelhante aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 5. Por volta das 6h50, um homem de 32 anos, que trafegava em uma bicicleta na Rua General Osório, também no Bairro Santa Tecla, foi atingido por um Sedan branco. O Samu e a Brigada Militar foram acionados.
Publicidade
Com graves ferimentos, a vítima estava inconsciente e foi encaminhada ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). A bicicleta ficou totalmente destruída. O motorista fugiu e não foi localizado pelos policiais militares.
LEIA MAIS: Motorista atropela pedestre e foge sem prestar socorro
Devido à gravidade do quadro de saúde, o paciente foi transferido ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. Já na tarde dessa quarta, a Polícia Civil identificou o motorista envolvido. Os nomes e idades dos condutores e também da vítima de ontem não foram divulgados pelas autoridades.
“Não adianta fugir”, alerta o delegado
Ambos os casos são acompanhados de perto pelo delegado Vinícius Lourenço de Assunção. “Estamos investigando. Os dois motoristas são moradores de Venâncio Aires. Já os identificamos e fizemos levantamento fotográfico dos veículos envolvidos.”
Publicidade
Os condutores podem ser enquadrados no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que “afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”, é crime com pena de prisão que vai de seis meses a um ano, ou multa. Com uma eventual morte em decorrência de acidente, a pena pode se agravar e o caso se tornar um homicídio culposo de trânsito.
“O que precisamos deixar claro é que não compensa fugir. A polícia vai atrás e encontra. Esse tipo de conduta deve ser altamente repudiada, pois quem faz está deixando a pessoa ali naquele local, agonizando, impotente, em muitos casos. Precisa-se ter o mínimo de empatia e sensibilidade”, salientou o delegado titular da DPPA de Venâncio.
LEIA TAMBÉM: Polícia volta a propriedade em Linha Herval e encontra mais maconha
Publicidade