A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sediou na manhã desta quinta-feira, 12, a reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais do de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. A assembleia integrou a programação do IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional promovido pela Ppgdr.
A assembleia contou com a representação dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Coredes), bem como, da diretoria executiva e presidentes dos Comudes do Corede Vale do Rio Pardo.
Na pauta foram avaliados o processo de Consulta Popular, com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica Claudio Leite Gastal. Ele destacou que a participação da sociedade na votação da Consulta Popular foi expressiva. E anunciou o pagamento de algumas demandas na área da Segurança Pública (videomonitoramento) e Saúde (Hospital Santa Cruz) este ano. “O desenvolvimento do Estado necessita do apoio dos Coredes, pois são essas lideranças que vão nos apresentar as demandas”, citou. Gastal comentou que está fechando a interiorização da governança e gestão estratégica e quer fazer visita em todas as secretarias, para lançar estratégia de governo digital nos próximos dias.
Publicidade
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia Luis da Cunha Lamb, apresentou o programa Inova RS, que busca a articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade, a chamada quádrupla hélice da inovação. O objetivo do projeto é organizar iniciativas de inovação nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Produção e Norte; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.
O Inova RS busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nessas regiões para, de forma colaborativa, ampliar a capacidade do Rio Grande do Sul de promover, reter e atrair investimentos e talentos focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento. O Inova RS irá aplicar uma metodologia de gestão da inovação para estimular o desenvolvimento regional.
Luís espera que até 2030 o estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.
Publicidade
“Sabemos que essa é uma alternativa viável para a retomada do crescimento econômico do Rio Grande do Sul: investir em conhecimento para gerar riqueza, como fazem os países mais desenvolvidos. Estamos unindo esforços, trabalhando em conjunto, para que isso ocorra em todas as áreas”, destacou.
Para o primeiro ano de atuação da rede que compõe o Inova RS está prevista a entrega da metodologia construída para qualificar os atores envolvidos em todas as regiões, e o lançamento da mesa de projetos regionais inovadores.
A reunião foi coordenada pela presidente do Fórum dos Coredes professora Munira Medeiros Awad (Corede Produção) e o vice-presidente é Heitor Álvaro Petry (presidente do Corede Vale do Rio Pardo). A abertura contou com a participação da reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia da Lima Helfer, que destacou a importância dos Coredes para fazer desenvolvimento do Estado. O presidente do Corede/VRP Heitor Petry, disse que apesar de um número de votos menor em relação aos outros anos da Consulta Popular, a participação foi qualificada, sabendo em que votar. “Ficamos satisfeitos em receber o Fórum dos Coredes em Santa Cruz, dando a oportunidade aos representantes dos Comudes a participarem desta reunião”, citou.
Publicidade
Ao final houve a entrega de um mimo da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo aos dois secretários.