Na manhã da última terça-feira, 23, às 10h no Senado Federal, com a presença do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a cerimônia da assinatura da portaria que incorpora o medicamento Spinraza ao Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando os pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME).
Na segunda-feira, 22, o deputado Adolfo Brito recebeu novo convite do deputado federal Pedro Westphalen, para estar presente, junto com o senador Luis Carlos Heinze, e já confirmou presença no evento.
O parlamentar já vem trabalhando por essa causa há um bom tempo, sendo que no dia 20 de fevereiro, acompanhado do senador Heinze e o deputado federal Pedro Westphalen, estiveram no Ministério da Saúde solicitando a liberação do medicamento para o SUS, tendo em vista o alto custo do medicamento.
Publicidade
Além dos contatos em Brasília, o parlamentar já havia solicitado intervenção na Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria da Fazenda para isenção do ICMS; Casa Civil e até mesmo solicitado o apoio do Ministério Público Estadual.
“Estamos felizes pela incorporação do medicamento no SUS e estaremos lá para essa importante ação. Esperamos que o Ministério da Saúde possa viabilizar, no menor prazo possível, a distribuição do Spinraza para atender centenas de pessoas no Estado e também no Brasil inteiro”, ressaltou Brito.
Publicidade