Colada no Vale do Rio Pardo, a região Centro Serra, mais uma vez, mostrará suas potencialidades na 19ª Expoagro Afubra, que inicia nesta terça-feira, 26, a partir das 9 horas, no Parque de Exposições. Entre as atrações locais, o destaque fica para a apresentação das Caminhadas na Natureza, uma iniciativa da Emater/RS-Ascar de Sobradinho em parceria com o Grupo Caminhos do Campo, que chegou a sua sétima edição em fevereiro.
As caminhadas serão abordada de duas formas, de acordo com o chefe do escritório da Emater de Sobradinho, Adriano Dreher. Na quarta-feira, 27, acontece o 12º Seminário Regional de Turismo Rural, às 9 horas, numa parceria do órgão estadual com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). “Vamos apresentar a nossa experiência, já que o evento abordará os caminhos na natureza”, salientou.
Também haverá um espaço junto à Casa da Emater, que estará aberto a visitação durante os três dias de Expoagro, onde será relatada a experiência das caminhadas na natureza. “Será muito interessante, é uma valorização do nosso trabalho”, ressalta Dreher. Segundo ele um vídeo institucional, com imagens captadas durante as edições da caminhada, será veiculado para o público conferir, enfatizando a extensão rural como ferramenta para aproximar o público urbano do meio rural, além de promover a inclusão das famílias no fornecimento de alimentos de qualidade para degustação e venda.
Publicidade
Dreher – que está também envolvido em um experimento sobre a piscicultura que será apresentado pelo escritório regional da Emater – estará acompanhado do gerente adjunto Carlos Corrêa da Rosa, da extensionista da Emater de Ibarama, Lilian Rodrigues, e do médico veterinário Luciano Turcato, representando o Grupo Caminhos do Campo.
Agroindústrias de Arroio do Tigre em peso
Publicidade
Novidade na edição deste ano, o novo pavilhão da agricultura familiar da Expoagro Afubra terá um sabor arroio-tigrense. Cinco agroindústrias do município estarão presentes durante os três dias do evento, somando-se a outros 144 empreendimentos de todo o Rio Grande do Sul, que diversificam as atividades nas propriedades rurais. Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), esta é uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho dos empreendedores do campo.
A cada ano, a movimentação financeira motiva a participação das agroindústrias; em 2018 foram R$ 634.355,00. Entre os produtos comercializados estão: embutidos, queijos, artesanato, plantas e flores ornamentais, pães, bolos, cucas, massas, bolachas, sucos, vinhos, cachaças, licores, peixe, erva-mate, conservas, compotas, melado, açúcar mascavo, mel, rapadura e schmias.
O Pavilhão das Agroindústrias estará aberto à visitação – e também para compras – nos mesmos horários e dias da feira: 26, 27 e 28 de março, das 8 às 18 horas, sem cobrança de ingresso. Representarão Arroio do Tigre as agroindústrias Tigre e Mohr, o Ateliê Vera Art, os Embutidos Hermes e os Panificados Hermes.
Publicidade
Trabalho infantil
Durante a programação da Expoagro, acontece o evento “Educação Contra o Trabalho Infantil”. Nele, serão lançados os Planos de Trabalho para a implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), construídos nos municípios de Arroio do Tigre, Sobradinho, Lagoa Bonita do Sul e Ibarama.
Publicidade
Os planos foram desenvolvidos em conjunto envolvendo comunidades, autoridades públicas e o programa Arise – Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação (Achieving Reduction of Child Labor In Support of Education).
O Arise é uma iniciativa da Japan Tobacco International (JTI), Winrock International e Organização Internacional do Trabalho (OIT), e seu objetivo é prevenir e reduzir o trabalho infantil em áreas onde a JTI atua.
Publicidade