Estão encerradas as inscrições para interessados em participar da sexta edição da Jornada Acadêmica do Polo de Educação à Distância de Sobradinho. As últimas vagas foram preenchidas no último sábado, 16, de acordo com a coordenadora da unidade, Scheila Secretti. Entre os inscritos, estão acadêmicos dos cursos – que tiveram desconto no valor de inscrição -, profissionais de educação e comunidade em geral.
O evento inicia na próxima segunda-feira, 25, e se estende até a segunda da outra semana, dia 1º de abril, com a programação sendo realizada no auditório do Polo. Scheila reforça que estarão presentes palestrantes de renome, que abordarão assuntos diversos. “Será um importante momento de aquisição e troca de conhecimentos”, ressalta.
A coordenação do Polo de Sobradinho destaca que o principal objetivo da Jornada Acadêmica é divulgar os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação que são ofertados em parceria com universidades e institutos federais, bem como contribuir com a formação pedagógica dos acadêmicos e profissionais de educação do município e região.
Publicidade
O que vai rolar de palestras
A programação abre no dia 25, a partir das 18h30, com recepção e credenciamento. Haverá um momento cultural, a cargo do Grupo de Pagode da Escola Municipal Espírito Santo. Depois, a professora mestre Catiani Renata Salvati, tutora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) fará a palestra de abertura. Ela abordará a “Identidade Étnica Afro-Brasileira no Ambiente Escolar: Reflexo da voz docente”.
No dia 26, às 19 horas, destaque para a interpretação do Pai Nosso, em Libras, pela professora Luciane Fardin. Em seguida, ocorre a palestra “Importância da ética na formação de professores”, a cargo do doutorando em Educação, Patrício Ceretta. Na quinta-feira, 28, às 19 horas, haverá apresentação do Coral Municipal de Sobradinho, seguida de oficina “Autogestão e aprendizagem: contribuições da educação para o rendimento acadêmico e profissional”, a cargo da professora Andreia Ines Dillenburg, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Publicidade
Na sexta-feira, 29, às 19 horas, mais um momento cultural, desta vez com a declamação da poesia “Que Diacho! Eu gostava do meu Cusco”, com o acadêmico Gederson Colombelli Fetzer. Depois, a professora do Curso de Formação Pedagógica do IFSul, Veridiana Krolow Bosenbecker, vai palestrar sobre “Contribuições ao Acadêmico”.
Na segunda-feira, 1º de abril, às 19 horas, destaque para apresentação dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Nascer do Sol, Ana Luiza Diles e Ronaldy Soares, que interpretarão a música “Versos Simples”, do Chimarruts. Na sequência, a palestra de encerramento abordará “Perspectivas contemporâneas da Educação: algumas reflexões”, a cargo do professor Edgar Avila Gandra, do curso de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Publicidade