Uma das demandas mais antigas da região Centro Serra, o asfaltamento da ERS-347 voltou à tona em 2018 com a reativação de um grupo de trabalho que havia sido criado em 2014. E, buscando dar maior visibilidade à reivindicação, a Comissão Pró Asfalto Lagoão esteve na última semana, em Porto Alegre, onde participou de audiências com os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB).
Liderada pelo prefeito Cirano de Camargo, a comitiva representativa, que é formada por entidades, poderes Executivo e Legislativo e partidos políticos entregou aos dois concorrentes a carta de demanda de Lagoão, elaborada pelo gabinete do prefeito e aprovada durante as reuniões da comissão. Entre outros assuntos, o documento aponta que o acesso asfáltico do trecho de 27,5 quilômetros entre Lagoão e Segredo continua sendo a principal demanda da comunidade.
A carta foi entregue a Eduardo Leite na quarta-feira, 17. O tucano, ex-prefeito de Pelotas, concorre pela primeira vez ao cargo e foi o mais votado no primeiro turno, com 35% dos votos válidos. No dia seguinte, quinta-feira, 18, foi a vez de José Ivo Sartori receber o documento. Ex-prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos e atual governador do Rio Grande do Sul, ele tenta a inédita reeleição no Estado, chegando ao segundo turno após fazer 31% dos votos.
Publicidade
De acordo com Cirano de Camargo, os dois candidatos não prometeram efetuar o asfaltamento da rodovia para não criar falsas expectativas na população, já que o Estado enfrenta um momento de graves dificuldades financeiras. “Entretanto, ambos se comprometeram em analisar a situação para ver a possibilidade de atender a reivindicação feita pela comissão”, salientou o prefeito.
Já para a coordenação da comissão, o primeiro objetivo, que era levar a demanda ao conhecimento dos dois candidatos, foi alcançado. Agora, serão planejadas novas ações. O novo governador do Rio Grande do Sul será conhecido no próximo domingo, 28, quando mais de 8 milhões de gaúchos irão às urnas no segundo turno. Em Lagoão, 4.471 eleitores estão aptos a participar do pleito, sendo o quinto maior colégio eleitoral do Centro Serra, atrás somente de Sobradinho, Arroio do Tigre, Salto do Jacuí e Segredo.
Publicidade