A chuva e o frio não foram suficientes para espantar o público no primeiro dia do Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, que movimentou Ibarama durante a manhã e tarde desta quinta-feira, 9. Visitantes de todos os cantos do Rio Grande do Sul e também de outros estados estão na região Centro Serra para prestigiar um evento que é referência em agrobiodiversidade no país.
As atividades iniciaram no Centro de Eventos Lorena Wendt Dal Ri com a realização do painel sobre Plantas Bioativas, trazendo palestrantes renomados de outros municípios. Já a partir da tarde, o movimento se concentrou no entorno do Ginásio de Esportes João Lazzari, com a abertura da Feira da Economia Popular Solidária e o Dia da Troca de Sementes Crioulas.
A extensionista da Emater/RS-Ascar de Ibarama, Maiara Hoppe, salienta que o primeiro dia de evento foi bastante positivo, mesmo com o mau tempo. “Devido ao seminário, tivemos muitas excursões hoje. E as vendas também estão boas para os expositores”, avaliou.
Publicidade
Nesta sexta-feira, 8, a programação é voltada para estudantes e agricultores, com relato de experiências por jovens guardiões das sementes crioulas, enfatizando suas vivências como sucessores da multiplicação e destacando a importância da realização dessas atividades, tanto no município de Ibarama, quanto em outros municípios.
Além disso, serão desenvolvidas cinco oficinas sobre usos e manejo das sementes crioulas na propriedade rural, que terão como temas a conservação das sementes, germinação, seleção e classificação de sementes, adubação verde e plantas de cobertura, e finalidade e uso na culinária e no artesanato.
Publicidade