Desembarcou em Gemona del Friuli, no nordeste da Itália, na última quinta-feira, 19, mais uma intercambista sócia do Fogolar Friulano de Sobradinho para o LAB Internazionale della Comunicazione 2018. Rafaela Redin Rubert, 28 anos, é natural de Sobradinho, descendente de imigrantes friulanos, e está entre os oito intercambistas ligados ao Ente Friuli nel Mondo que receberam bolsa de participação no curso.
As despesas das aulas, bem como alimentação e estadia serão financiadas pelo Ente Friuli nel Mondo, ficando a cargo da estudante apenas o deslocamento até o local e o seguro sanitário. Esta é a 56ª edição do LAB, realizado pela Universidade Católica de Milão, Universidade dos Estudos de Udine, Região de Friuli Venezia Giulia, Comune de Gemona del Friuli e Fundação Friuli.
Serão mais de três semanas de estadia na cidade, do dia 19 de julho a 10 de agosto, onde 43 participantes de todo o mundo terão aulas de aprimoramento da língua italiana, literatura, cinema, história da Itália e da arte, além de oficinas de jornalismo e rádio, música, teatro e vídeo.
Publicidade
Rafaela é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na cidade de Porto Alegre, e concluiu neste mês um curso de Especialização em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Lisboa, em Portugal.
“Para mim e para a minha família é uma grande honra poder participar de um curso dessa magnitude, onde poderei viver todos os dias a vida e a cultura italiana e friulana, na região onde nasceram os meus antepassados. Pelo lado da comunicação, conhecer pessoas de tantos lugares do mundo e aprimorar os conhecimentos de jornalismo será incrível, com certeza. Agradeço à Associação Fogolar Friulano de Sobradinho por me proporcionar esta experiência”, ressalta.
Publicidade