Implantado em janeiro de 2016, o pronto-atendimento do Hospital São João Evangelista – Unidade 2, em Sobradinho, completou recentemente dois anos de funcionamento. E, embora enfrente algumas críticas, é um serviço testado e aprovado por boa parte da comunidade. Contudo, para adequar à realidade financeira da região e valorizar também os postos de saúde, o plantão mudou seu horário nos dias de semana, passando a atender das 19 horas até às 7 horas do dia seguinte.
O novo horário entrou em vigor no dia 1º de maio e foi confirmado pelo secretário de Saúde de Sobradinho, Nilo Wietzke, e o administrador interino do hospital, Alex Schaefer. Os dois estiveram no Giro Regional dessa quinta-feira, 3, e explicaram que falta uma conscientização da população sobre o plantão. “O pronto-atendimento foi criado para casos de urgência e emergência. Mas os postos de saúde dos bairros estão aptos para outros tipos de atendimentos durante o dia”, ressaltou Wietzke.
Os números comprovam uma distorção no serviço. Conforme Schaefer, entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano, foram 9.546 atendimentos médicos no pronto-atendimento. “Destes, de 40 a 50% não se enquadravam como casos de urgência e emergência. Mesmo assim, nossos médicos e enfermeiros nunca negaram atendimento à população”, explicou. Ele frisa que o plantão tem um custo alto e fez elogios aos postos de saúde, que possuem um atendimento diferenciado.
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Wietzke lembra que alguns pacientes se ofendem por terem de ser atendidos nos postos de saúde e voltou a fazer um apelo para que se dirijam ao pronto-atendimento apenas em situações de urgência ou emergência. “Qualquer pessoa que chegar no plantão vai ser atendida. Mas isso vai da consciência de cada um”, disse. O novo contrato, com validade de um ano, está sendo finalizado, e abrange também os municípios de Ibarama e Lagoa Bonita do Sul. Nos finais de semana e feriados, o atendimento seguirá 24 horas.
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