A sessão ordinária desta segunda-feira, 13, da Câmara de Vereadores de Sobradinho, teve como ponto alto a apresentação dos nove estudantes que farão parte do Projeto Vereador Mirim, aprovado em plenário na última semana e que já está em execução.
Os alunos foram escolhidos em votações dentro das escolas e vão aprender, na prática, como funciona o trabalho de um vereador. De acordo com a presidente do Legislativo, Maxcemira Trevisan (PDT), eles irão visitar a Assembleia Legislativa em Porto Alegre na próxima terça-feira, 21, para também aprenderem mais sobre a atividade parlamentar.
Pais dos alunos, professores e diretores das escolas estiveram acompanhando a sessão ordinária. A posse dos vereadores mirins ocorrerá na sessão especial do dia 4 de dezembro. Eles também terão outra sessão destinada para apresentar seus trabalhos, no dia 18 de dezembro.
Publicidade
Os vereadores mirins que ficaram para o restante da sessão puderam acompanhar a votação do projeto da Lei Orçamentária Anual, que estima receita e fixa as despesas para 2018. A proposta teve o voto contrário de Luiz Freitas (PP), que pretendia apresentar emendas ao projeto, mas admitiu que, por inexperiência, não conseguiu fazer no prazo.
Homenagem a Brigada Militar, moções e títulos honoríficos
Nas cadeiras do plenário Ottmar Kessler, também foi possível notar a presença de dezenas de policiais militares não somente de Sobradinho, mas também da região. É que a Brigada Militar completa 180 anos de fundação no próximo sábado, 18. E uma moção de reconhecimento foi aprovada pelos parlamentares referente a importante data.
Publicidade
Outras moções aprovadas são para os 500 anos da Reforma Luterana e os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do Brasil. Ainda, foram aprovados três projetos de decreto legislativo, de autoria da Mesa Diretora.
Foram agraciados com o título de cidadão sobradinhense para Martino Angiolo Montagna, prefeito de Cornedo Vicentino, cidade-irmã de Sobradinho; para Tiago Rosa, o Misco, atleta e capitão da Associação Esportiva Sobradinho e um dos responsáveis pelo Projeto Social União; e Luiz Ricardo Pinho de Moura, coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação.
Os alunos do Projeto Vereador Mirim:
Publicidade
Amabily Rathke
Escola Municipal Dr. Adolpho Sebastiany – 8º ano
Ana Beatriz Sebastiany de Oliveira
Escola Estadual Padre Benjamim Copetti – 7º ano
Camila Larissa de Moraes Mai
Escola Municipal Geralcino Dornelles – 9º ano
Publicidade
Douglas Henrique da Silva
Escola Estadual Lindolfo Silva – 5º ano
Iasmin Finkler Roosmann
Escola Municipal São Valentim – 5º ano
Jaquieli Feck
Escola Municipal Espírito Santo – 7º ano
Publicidade
Laísa Perla Schneider
Escola Municipal Seomar Mainardi – 9º ano
Nicolas Scherer Fetzer
Escola Municipal Borges de Medeiros – 5º ano
Priscila Schneider
Escola Municipal Flor Fabrício Ceretta – 6º ano