O forte temporal que atingiu os três estados do Sul do Brasil no último domingo, 1º, castigou as lavouras de tabaco. Até o início da tarde desta terça-feira, 3, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) já recebeu a notificação de 427 atingidos na região Centro Serra.
O município de Arroio do Tigre lidera as notificações, com 195 chamados, seguido por Ibarama (71) e Estrela Velha (49). O presidente da entidade, Benício Albano Werner, explica que toda a equipe técnica da Afubra está no campo, efetuando o levantamento dos danos. “O produtor pode ficar tranquilo, que atenderemos todas as chamadas”, afirma Werner.
O sistema mútuo, como é de praxe, cobre os prejuízos causados pelo granizo e granizo/tufão, de acordo com a modalidade que o associado optou no momento de inscrever suas lavouras. Fumicultores que ainda desejam inscrever suas lavouras tem prazo até 31 de outubro. Para aqueles que antecipam o pagamento, até o final de outubro, o desconto é de 4%. O procedimento é válido também para os produtores que já efetuaram seu pedido de inscrição da presente safra.
Publicidade
Confira o total de notificações por municípios da região:
Arroio do Tigre – 195
Estrela Velha – 49
Ibarama – 71
Lagoa Bonita do Sul – 2
Passa Sete – 12
Salto do Jacuí – 19
Segredo – 28
Sobradinho – 33
Tunas – 18
Total: 427
Fonte: Afubra
Publicidade