Chegou a hora dos moradores do Centro Serra definirem as prioridades da região que irão constar no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) e receberão recursos do governo estadual. Inicia nesta terça-feira, 1º, e se estende até a quinta-feira, 3, a votação da Consulta Popular Cidadã 2017/2018. Ao todo, são dez projetos de diferentes áreas voltadas ao desenvolvimento regional que poderão ser votados pelos eleitores.
As dez propostas que irão constar na cédula de votação foram definidas em assembleia regional ampliada do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo, realizada em Santa Cruz do Sul no último dia 11. Os municípios do Centro Serra ficarão com um terço – aproximadamente R$ 700 mil – dos R$ 2.028.571,43 milhões que serão destinados para a área de abrangência do Corede/VRP.
Apesar de existirem dez opções e o eleitor poder optar por apenas uma que está na cédula, os quatro projetos mais bem votados serão contemplados com recursos. Como havia sido acertado na assembleia microrregional, algumas propostas devem ser priorizadas pelas lideranças locais, como a aquisição de equipamentos para a segurança pública e o Programa de Gestão Sustentável do Solo.
Publicidade
Na última segunda-feira, 24, os conselhos municipais de Desenvolvimento (Comudes) dos oito municípios do Centro Serra participaram, na Prefeitura de Sobradinho, de um treinamento da Consulta Popular, que contou com a presença da secretária do Corede/VRP, Diana Anton. Os Comudes são os responsáveis por organizar a votação nas cidades de sua atuação, trabalhando em conjunto com o Corede.
Como votar
A votação será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de agosto em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a participar do processo apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação. Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor.
Publicidade
Caso não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação pode ser feita pela internet, no site da Consulta Popular (www.vota.rs.gov.br); presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes, e via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(número do título de eleitor)#(número do programa ou projeto, de 1 a 10).
Cédula de votação – Corede Vale do Rio Pardo
1 – SAÚDE: Criação e ampliação de novos leitos de UTI nos hospitais da região
2 – AGRICULTURA: Programa Gestão Sustentável do Solo
3 – DESENVOLVIMENTO RURAL: Prevenção do êxodo rural na agricultura familiar
4 – DESENVOLVIMENTO RURAL: Bovinocultura do leite – Apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar
5 – SEGURANÇA PÚBLICA: Investimento em tecnologia de Segurança Pública
6 – DESENVOLVIMENTO RURAL: Agroindústria Familiar Sabor Gaúcho
7 – MINAS E ENERGIA: Qualificar a rede de distribuição elétrica trifásica no meio rural
8 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Implantação da usina regional de reciclagem de resíduos sólidos
9 – CULTURA, TURISMO E ESPORTES: Qualificação e desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo
10 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Desenvolver a cultura de cooperação e empreendedorismo
Publicidade