O caos enfrentado pelo Rio Grande do Sul na segurança pública nos últimos anos vem causando reflexos nas comunidades. Excluída de edições anteriores da Consulta Popular Cidadã, a área foi a prioridade que mais recebeu votos das pessoas presentes na assembleia microrregional do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realizada na tarde desta terça-feira, 27, na sala de reuniões da Prefeitura de Sobradinho. Participaram representantes dos oito municípios da região Centro Serra que integram o conselho.
A demanda defendida dentro da segurança pública foi a aquisição de coletes para a Brigada Militar. Além desta, de acordo com o presidente do Corede/VRP, Heitor Petry, também foram escolhidos projetos para a correção, recuperação e manutenção do solo, fortalecimento das agroindústrias familiares, apoio à produção de leite, inspeção dos serviços sanitários nas agroindústrias. Destas cinco, duas deverão ser defendidas na assembleia geral ampliada, em Santa Cruz do Sul, no dia 12 de julho, que vai definir a cédula de votação para a Consulta Popular.
Segundo o secretário do Corede e vice-prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, a região Centro Serra deverá ficar com, aproximadamente, um terço dos R$ 2.028.571,43 que o Vale do Rio Pardo terá direito na consulta (em torno de R$ 700 mil). Ele ressaltou a importância da participação das lideranças regionais nas assembleia com as duas microrregiões em Santa Cruz, bem como da população se engajar na votação das prioridades, que acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, somente pela internet, no site www.consultapopular.rs.gov.br.
Publicidade