Foram reiniciadas na última terça-feira, 28, no município de Sobradinho, os encontros de formação e aperfeiçoamento de professores alfabetizadores, atividade esta referente ao Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Os cursos voltados para os professores alfabetizadores pretendem refletir o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das áreas da leitura, matemática, arte e teatro.
Conforme a coordenadora municipal Catiéle Bonelli os encontros buscam promover instrumentos eficazes de avaliação e transmitir aos alfabetizadores métodos e estratégias que auxiliem um fazer pedagógico eficaz e de qualidade.
Segundo o vice-prefeito e secretário interino de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Armando Mayerofher, os encontros formativos se baseiam em quatro eixos de atuação: na formação continuada, distribuição de materiais didáticos, e na realização de avaliações sistemáticas de gestão e na mobilização da comunidade escolar.
Publicidade
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.