Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Centro Serra

Chuvas mal distribuídas podem prejudicar culturas na região

Desde o final do ano passado, o excesso de chuvas no Rio Grande do Sul vem causando preocupação nos produtores rurais. As precipitações mal distribuídas podem trazer sérios prejuízos para as mais diversas culturas, inclusive na região Centro Serra. Somente nos nove primeiros dias de 2016, choveu 115 milímetros em Sobradinho, segundo o escritório da Emater-RS/Ascar.

O supervisor regional da Emater, Luiz Fernando de Oliveira, e o técnico agrícola Rotieri Guarienti participaram do programa Giro Regional na manhã desta segunda-feira, 9, e falaram sobre os efeitos do clima na região. A maior preocupação é com o fumo. “Estamos no meio do período da colheita. Precisa ter chuva, mas um intervalo seco”, explicou Oliveira. “Das culturas que acompanhamos, é a que mais sofre com as chuvas”, completa Guarienti.

Eles comentaram também sobre a situação do milho e da soja, outros dois produtos importantes na região. “Quem andou pelo interior percebeu que o milho já enrolava a folha. Nesse caso, pode haver mais prejuízo com a escassez que teve em dezembro”, avalia Guarienti. Para ele, é essencial que o produtor faça um maior acompanhamento de sua lavoura para que, se houver perdas, elas ocorram em pequeno número.

Publicidade

Já a soja está entrando na fase de floração. “O produtor precisa ter mais cuidado com a possibilidade de fungos. Mas ainda é cedo para pensar em prejuízos”, acredita Oliveira. Para ele, quem tem lavoura em regiões mais baixas pode encontrar mais dificuldades. Porém, caso a chuva se estabilize, as culturas serão favorecidas.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.