Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sobradinho

Proerd é desenvolvido na Escola Lindolfo Silva

Teve inicio na última quinta-feira, 3, o desenvolvimento na Escola Estadual Lindolfo Silva, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), por meio da Brigada Militar de Sobradinho, através da soldado Denise Cassol.

O programa é uma iniciativa da Brigada Militar, com foco voltado a questões de prevenção, visando evitar o envolvimento de crianças e adolescentes com o uso das drogas, sejam elas licitas ou ilícitas. Para um resultado positivo, ressalta a instrutora Denise, que é indispensável o esforço cooperativo e conjunto entre escola, pais ou responsáveis e Brigada Militar.

Historicamente a Brigada Militar, vem desde 1998, desenvolvendo o Proerd nas escolas do Estado, através de policiais militares voluntários. O projeto é baseado no programa norte-americano D.A.R.E., que foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo, 60 mil policiais. Os estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo no ano de 1992.

Publicidade

O programa esta estruturado no conjunto de ações desenvolvidas em uma cartilha com dez lições e apresentação de vídeos, onde cada uma delas propõe meios de prevenção às drogas e a violência.  Os objetivos principais do programa são desenvolver noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

Trabalho desenvolvido

A ênfase deste projeto está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar as drogas lícitas e ilícitas, como álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas, bem como o que devem fazer para resistirem a elas. O Programa oferece estratégias preventivas em especial referentes à família, à escola e à comunidade, desenvolvendo a resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento.  Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento das habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida.

Publicidade

As lições dos encontros semanais estão estruturadas de acordo com pesquisas, as quais identificam fatores sociais e protetores ligados à família, escola e comunidade, que objetivam fortalecer essa resistência nos jovens, em outras palavras, a capacidade dos jovens crescerem de forma independente e saudável, apesar de condições adversas que vivemos atualmente. O programa visa estimular os alunos a terem um olhar crítico das situações do dia a dia, além disso, ainda são trabalhados valores como: limites, disciplina, amizade e amor, cidadania, bem como a importância dos laços familiares para cada um de nós. Tais atividades contribuem para atender as necessidades de afeto, reconhecimento, respeito e sentimento de autoestima.

Ao final das dez lições desenvolvidas, está previsto para o início de dezembro, a realização de um formatura, onde cada aluno receberá certificado que  frequentou o Proerd, bem como será selecionado através de uma redação os alunos que mais se destacaram os quais receberão medalhas  de reconhecimento.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.