Depois de uma madrugada com vento forte, chuva, trovoadas e termômetros marcando até 29 graus, a manhã terminou com pequenas aberturas de sol e temperatura mais agradável em Sobradinho. Às 15 horas, a estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações marcava 21 graus. A previsão é que o vento predomine durante a tarde e que, à noite, os termômetros cheguem perto dos 10 graus na cidade. Não há mais previsão de chuva.
Segundo boletim divulgado na internet pela MetSul Meteorologia, o cenário meteorológico no Estado é “bastante complexo” por situações distintas. A primeira é uma corrente de ar que se originou na Bolívia e desceu até o Rio Grande do Sul, provocando os ventos que assustaram os gaúchos entre a noite dessa segunda-feira e a manhã desta terça.
A segunda situação é a frente fria – “região de instabilidade entre as massas de ar frio e quente”, detalha a MetSul – que também causou vendavais. Em Porto Alegre, as rajadas chegaram a 90 quilômetros por hora. Por fim, a terceira causa para a instabilidade é o ciclone que ocorre na região do Prata. Segundo a MetSul, “o sistema já está formado e vai trazer vento muito intenso, acima de 100 km/h com rajadas de 120 km/h a 140 km/h, no Uruguai no final do dia e amanhã (quarta-feira), à medida que se desloca para Norte e Nordeste”. Ou seja, vem mais vento por aí.
Publicidade