Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Combate ao trabalho infantil

Comitiva de Arroio do Tigre participou do Seminário Arise

O programa Arise, através das empresas Winrock Internacional, OIT e JTI, promoveu nos dias 18 e 19 de agosto, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, o Seminário “Trabalho Infantil: Realidades e Superações”, em Porto Alegre. O objetivo foi de oportunizar aos produtores da agricultura familiar uma plataforma de discussão sobre a dificuldade de atender à legislação vigente e como garantir o atendimento à legislação. O município de Arroio do Tigre foi representado no evento por professores, monitores do programa, representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Círculo de Pais e Mestres das escolas e juventude rural.

Ocorreu na abertura uma apresentação da Banda dos Tigres, orientados pelo professor de música Ravel Sampaio. Em seguida, iniciaram as palestras que trataram sobre temas como: “Realidade do Trabalho Infantil no Brasil”, “Educação como Ferramenta para a Erradicação do Trabalho Infantil”, “Experiências do Programa para a Erradicação do Trabalho Infantil” e “Educação de Jovens, Criança, por que proteger? Os prejuízos à saúde física e mental do trabalho infantil e Perspectivas do Trabalho Infantil na Agricultura Familiar”.

Um dos destaques foi a palestra com Ivan Capalatto, Sandra Cavalcante, Andreia Nochi, Flavio Goulart, Luisa Siqueira e Márcia Soares, entre outros. Segundo a secretaria de Educação e Cultura, Ângela Rathke, o encontro possibilitou uma reflexão sobre a importância de se estar buscando, através da educação, ações que visam à erradicação do trabalho infantil, principalmente nas escolas da zona rural.

Publicidade

“Ouvimos vários palestrantes, bem como, dados importantíssimos a respeito da situação atual do Brasil e do mundo sobre este assunto. Precisamos repensar seriamente em estar, juntamente com órgãos públicos, priorizando a educação, buscando o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente, o brincar e a formação do trabalho de forma legal para o crescimento de nossas comunidades”, ressalta.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.