O programa Arise – “Escola e Família”, desta quarta-feira, dia 04 de maio, destacou o município de Arroio do Tigre – o primeiro a aderir ao programa no ano de 2012.
Atualmente o município conta com a participação das seguintes escolas estaduais: Dom Guilherme Müller de Linha Cereja, La Salle de Vila Progresso e a Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT), além das escolas municipais de ensino fundamental Jovino Ferreira Fiuza de Sítio, Santo Antônio de Taboãozinho, Jacob Rech Segundo de Linha Rocinha e a escola Carlos Kipper do bairro industrial.
Publicidade
Estiveram presentes no estúdio da Gazeta, a Secretária de Educação e Cultura Angela Rathke e a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Rech Segundo de Linha Rocinha, Alexandra Schanne.
Publicidade
Importância do Arise
Angela falou da importância do Arise. “Além de trabalhar com oficinas no contraturno, busca fomentar a alternativa de renda para as famílias que residem no meio rural”. No município são realizadas oficinas de música, dança, artes e esporte.
Para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em junho, estão previstas palestras, teatros e atividades recreativas como viagens de estudo através dos projetos construídos pelas escolas para que ocorra a consciência de que o trabalho infantil deve ser combatido.
Publicidade
Ações na Jacob Rech Segundo
Publicidade
A direta da escola Jacob Rech explanou que são realizadas no decorrer do ano vários atividades e oficinas que estão engajadas no projeto “Família, Escola e Comunidade integrados na diversidade” no qual os 230 alunos são envolvidos. Turno integral educação infantil 4 e 5 anos; oficina de música (flauta, violão e teclado ); oficina Lúdica de Matemática, da Língua Inglesa, Hora do conto, reforço escolar, Educação Inclusiva; pesquisas Científicas; coleta de Óleo Saturado; horta Sustentável (captação da água da chuva, adubação orgânica, produção de verduras para a merenda escolar e noite cultural); cooperativa Escolar UNIRECH com o plantio de flores para embelezar o pátio escolar e das famílias; teatro na escola “ 10 anos despertando e estimulando talentos”, alunos demonstram suas habilidades na Noite Cultural a qual este ano será no dia 10 de setembro; Gincacleta (Dia do Estudante), Dia da Criança. A escola conta também com dois grupos de dança “ Dança artística cultural” e tendo em vista que Linha Rocinha é o Berço da Colonização Alemã, tem o grupo “Essen Und Tanzen”. Estas oficinas são proporcionadas pelo Arise e são realizadas no turno inverso.
“Toda equipe está construindo o projeto do dia de Combate ao Trabalho Infantil, na ocasião será organizado circuito de atividades (momento da imaginação com personagens, pintura na face, brincadeiras folclóricas, espaço brinquedos infláveis, com lanches especiais e palestras educativas). Para nós da escola é um privilégio fazer parte mais um ano do grupo Arise em nome de toda comunidade escolar agradecemos Luisa de Siqueira e sua equipe pela oportunidade”, finalizou a diretora Alexandra Schanne.
Publicidade