A cada temporal, o antigo problema da falta de energia elétrica atinge os produtores rurais do interior, que chegam a ficar dias sem luz e sem comunicação com a AES Sul, concessionária que administra a região Central do Estado. A situação gera manifestações e bloqueios de estradas, como o que ocorreu ainda em fevereiro entre Ibarama e Agudo. Este descontentamento é o motivo da audiência pública que será realizada em Sobradinho, nesta sexta-feira (29), às 10h, a pedido dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Centro-Serra.
Liderada pelo deputado estadual Adolfo Brito, que preside a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e a Subcomissão de Energia Elétrica no Meio Rural, a audiência contará com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças regionais, e recebeu a confirmação da participação de diretores da AES Sul, ANEEL e AGERGS. O evento é aberto também ao público em geral.
“Temos recebido muitos relatos sobre as dificuldades enfrentadas pelos agricultores, que acabam tendo prejuízos com as safras, pequenos estabelecimentos que perdem produtos refrigerados, entre outros incômodos. Mas o que mais preocupa, é que, em muitas localidades, a AES Sul demore de 3 a 4 dias para atender às demandas”, afirma Brito, que busca a criação de um documento com as reivindicações a fim de somar informações ao relatório da Subcomissão de Energia.
O parlamentar, junto da Comissão de Agricultura, é autor do projeto “Energia – A Qualidade que o Brasil Precisa”, que prevê melhorias nas redes monofásicas e transformação em bifásicas e trifásicas do sistema de distribuição na zona rural.
Publicidade