Foto: Gazeta da Serra/Magali Drachler
Marlon Pasa começou jovem no esporte e tem mais de 50 títulos
Valci Marlon Pasa, 39 anos, é filho de Arroio do Tigre e ganhou popularidade por todos os recantos do Rio Grande do Sul e mesmo fora dele. É um atleta profissional renomado no esporte da bocha. É natural de Linha Taquaral e filho de Onildo Pasa (in memorian) e Vanilda Pasa, 75 anos.
Passados 20 anos ele voltou a residir em Arroio do Tigre. Pasa conta que tudo começou em 1990. Iniciou a carreira na bocha no Clube 25 de Julho, depois foi para o Clube Comercial de Sobradinho. Na época conquistou, junto com a equipe, o 4º lugar. “Foi uma façanha. O torneio teve a participação de 78 equipes e conseguimos uma bela classificação, já repercuntindo muito”. Marlon, jovem com apenas 16 anos, jogou a modalidade dupla. Após trabalhou na Kannemberger e começou a representar a empresa nas disputas. Época que foi convocado para a seleção gaúcha juvenil e em 1991 sagrou-se campeão jogando em Pato Branco, Paraná. Em 1992 foi campeão juvenil brasileiro invicto.
Em 1993 foi para o quartel e passou a jogar pelo CTG Estância do Minuano de Santa Maria. A trajetória é longa. Teve passagem por vários clubes e com muitos títulos na bagagem.
Marlon é conhecido como bochador. Começou jogando em cancha de piche (sintética). Agora joga a regra Sul Americana, implantada desde 2008.
O arroio-tigrense disse que o esporte “é mais que uma paixão”. Ele retornou para Arroio do Tigre em 1º de maio de 2013, por questões familiares e ainda tem um sonho: Ir jogar um torneio na Itália (eles são imbatíveis na bocha, como os americanos no basquete e já venceram mais de 10 mundiais).