Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

75 anos e 100 milhões de acessos

O jornalismo do futuro será impresso ou digital? Eis uma pergunta à qual o exercício de responder tende a constituir mera adivinhação. Futuro quando? A depender do prazo que se fixar, que sentido faz conjeturar sobre preferências de quem virá – se e quando vier? O que importa é o agora, e o futuro a curto prazo. Nesse caso, a resposta é: o jornalismo será impresso & digital.

O papel resiste há tanto tempo, a tanta adversidade e a tanta novidade surgida ao longo dos séculos que é calejado demais para se apavorar com a ameaça de novas invenções. Seu papel (com perdão do trocadilho) é estar lá inclusive para… anunciar as novidades. Foi no impresso que pela primeira vez se ouviu falar de um mundo digital. Mas a verdade é que o digital, a comunicação wi-fi em escala galáctica, igualmente chegou e ficou, como o avião e o drone.

Então, o jornalismo de hoje, na região, nas Américas, na Europa e no mundo, é impresso & digital. Por quanto tempo será as duas coisas, vale repetir, não deve motivar angústia, porque seria sofrer por antecipação com algo que talvez nunca venha a se concretizar, seja esse “algo” o que vier a ser. E no jornalismo de hoje, a coexistência entre o impresso e o digital ganha cada vez mais consistência. Ao invés de serem concorrentes, são complementares. A Gazeta do Sul, por exemplo. Em vias de completar 75 anos, caminhou pelas décadas mantendo a profunda identidade com a comunidade regional. E chega a 2020, num mundo altamente digitalizado, sendo entregue a cada manhã, impressa, para seus milhares de assinantes, e disponível para os leitores que a buscam nas bancas.

Publicidade

Se no impresso a Gazeta do Sul mantém essa forte presença, não tem sido diferente no universo digital. O Portal Gaz, que aglutina todo o conteúdo gerado pelas unidades de jornalismo da Gazeta (inclusive pela Gazeta do Sul), finalizou 2019 com um salto impressionante em seus números – e esses traduzem a sua receptividade junto ao público em todos os ambientes, na região, no País e no mundo. O total de acessos ao Portal Gaz ao longo do ano cresceu nada menos do que 82,22%. Para ser direto, o Portal Gaz fechou 2019 com 99.389.669 acessos. Quase 100 milhões de vezes os leitores foram conferir o que estava publicado, e isso deve servir de parâmetro para que empresas e marcas tenham perspectiva do alcance em visibilidade. Em vários meses de 2019, o crescimento nos acessos em relação ao ano anterior superou 100%, isto é, mais do que dobrou. E, diante do salto gigantesco em apenas um ano, entre 2018 e 2019, não resta dúvida de que essa plataforma de comunicação e de interação só tende a avançar cada vez mais em 2020.

Ou seja: o site em nada afeta a trajetória da Gazeta do Sul impressa, que segue estável e, aliás, só se beneficia da parceria estabelecida com seu irmão digital, o Portal Gaz. Cada um tem abordagem de conteúdo própria, voltada a interesses específicos de público, e juntos são uma só grife: a Gazeta. Que é sua, como foi, como é, e como sempre haverá de ser.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.