A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul fechou nesta sexta-feira, dia 27, a pesquisa sobre as vendas de Natal no comércio de Santa Cruz do Sul. Houve crescimento médio de 3,5% no volume de vendas nas lojas associadas. Os dados foram levantados com 15% dos lojistas associados à entidade.
Dos comerciantes que consideram o Natal uma data que impacta no seu negócio, 54% consideram que houve crescimento. “O impacto positivo foi sentido pelo comércio, em especial, com a injeção do 13º salário aos trabalhadores”, justifica o presidente da CDL, Márcio Farias Martins.
LEIA MAIS: Começa o período de troca-troca de presentes no comércio
Publicidade
Os destaques em crescimento neste Natal foram os setores de papelaria, pneus e brinquedos, com altas nas vendas que chegaram a 10%. O vestuário também teve um aumento superior a 10% para a maioria dos lojistas que responderam ao questionário da CDL Santa Cruz. Outros segmentos, como calçados e supermercados, tiveram aumento de até 5%.
“São números que dão um alento frente ao cenário, que melhorou ao longo do ano. Talvez se esperasse algo melhor, mas acredito que os setores que dependem das vendas do Natal tiveram um bom desempenho”, opinou Martins.
Segundo a pesquisa da CDL, os empresários associados à entidade contrataram 165 empregados temporários para o período. Estendendo este dado para todo o comércio, a entidade estima a criação de cerca de 350 vagas temporárias durante o Natal 2019.
Publicidade