– A leitora Noemia Lori Kist encaminhou à coluna fotografia da antiga propriedade dos seus pais, Felipe Niedersberg e Helma Haar Niedersberg, em Linha Santa Cruz (Alte Pikade). A velha casa, construída em 1877, sofreu algumas reformas, mas permanece de pé.
– Primeiro, a moradia de pedras pertenceu ao irmão de Felipe, o agricultor Henrique Niedersberg e sua esposa Carolina. Por volta de 1920, eles vieram morar na cidade e venderam a propriedade para Felipe.
– Felipe e Helma ficaram em Linha Santa Cruz, ampliaram a propriedade e lá criaram dez filhos. A filha Noemia guarda boas lembranças daquele tempo. Plantavam fumo, criavam porcos e vacas, e produziam leite, carne, banha e alimentos.
Publicidade
– Ela recorda que na estrada, em dias de chuva, formava-se um atoleiro. Com isso, os carroceiros e carros precisavam passar por dentro da propriedade da família.
– Felipe estava sempre pronto para abrir e fechar a porteira. Recebia bem os viajantes, oferecia comida, café e cedia o potreiro para o descanso dos animais, que vinham exaustos pelo esforço de puxar as carroças carregadas.
– A residência, como era costume na época, tinha a cozinha separada do restante da construção (dormitórios e sala de estar). A separação era por segurança, pois o fogão a lenha podia provocar incêndio e causar uma tragédia.
Publicidade
– Henrique e Carolina, que vieram com seus três filhos (Alfredo, Erna e Olinda) morar na cidade, também tiveram sucesso. Eles abriram um armazém na Rua Sete de Setembro esquina com a Venâncio Aires, que deu origem à tradicional loja Keller-Niedersberg, fundada em 1921.
Casa centenária continua de pé em Linha Santa Cruz
Publicidade