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PROBLEMA

MP pode entrar com ação contra a Caixa por melhora no atendimento

Clientes da Caixa Econômica Federal têm relatado dificuldades em conseguir atendimento na unidade em Santa Cruz do Sul. Em virtude da pandemia, a agência optou pelo atendimento digital e telefônico, a fim de evitar aglomerações, no entanto, os telefones 0800 ou o 2016 2300, não estariam funcionando. Diante das reclamações, o Ministério Público pretende ajuizar uma ação civil pública contra o banco, caso as adequações solicitadas não sejam cumpridas.

“Já solicitamos há mais de uma semana que algumas adequações fossem feitas e pedimos um posicionamento com relação a isso. No entanto, não obtivemos retorno por parte da gerência e pretendemos entrar com uma ação civil pública em defesa dos direitos do consumidor e correntistas”, revelou o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin. Se isso acontecer, além de a instituição ter de cumprir a determinação de forma imediata, sob risco de multa diária, ainda poderá ser condenada por dano moral coletivo.

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“No ano passado, devido ao cenário da pandemia, também recebemos reclamações de usuários de outras agências bancárias sobre problemas no atendimento. Logo que foram contatadas, tomaram as providências necessárias e a gerência nos deu um retorno. Diferentemente da Caixa, que até agora nada fez para resolver esse problema que afeta a coletividade. Não é um problema de apenas uma pessoa, mas de várias”, comentou o promotor.

Ainda segundo Barin, os consumidores que se sentirem prejudicados devido ao atendimento nas agências do município devem entrar em contato com o Ministério Público através do e-mail [email protected]. No entanto, para formalizar a reclamação, é preciso se identificar com o nome completo e colocar o número ou endereço da agência onde o problema aconteceu.


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Clientes buscam informações no Procon

O Procon de Santa Cruz do Sul, apesar de receber diversas ligações de usuários que se queixam da dificuldade de conseguir atendimento telefônico e presencial na Caixa, registrou apenas uma reclamação formal. Segundo o coordenador, Marcelo Estula, uma idosa relatou o problema há cerca de 30 dias.

“Pedidos de informações e de como agir diante dessas situações recebemos todos os dias, mas somente a reclamação dessa senhora foi registrada oficialmente. A partir daí, entramos em contato com a agência e fomos informados de que o atendimento presencial do público está restrito para evitar aglomerações. E que no telefônico há poucas pessoas atendendo, podendo haver congestionamento de linha devido à grande demanda”, explica.

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De acordo com Estula, o órgão não registrou reclamações contra outras instituições bancárias com relação ao atendimento, a Caixa é a única até o momento.

O usuário que se sentir lesado pode buscar orientação no Procon – serviço que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos. O atendimento é de segunda a sexta, das 9 às 16 horas, através do telefone ou WhatsApp pelo número 3711 4548, ou pelo e-mail [email protected].

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