Em um vídeo divulgado nessa quinta-feira, 29, o governador Eduardo Leite (PSDB) assegurou que os salários dos servidores estaduais serão pagos em dia pelo menos até junho. O valor de abril será depositado nesta sexta-feira, 30, para todo o funcionalismo.
É o sexto mês seguido em que a folha é quitada sem atrasos, após 57 meses de parcelamentos iniciados ainda na gestão de José Ivo Sartori. “Pagar em dia é uma obrigação do Estado, não é um favor. As nossas reformas estruturais estão na base do ajuste fiscal que proporcionou o retorno do pagamento em dia, lá em novembro de 2020, depois de 57 meses consecutivos de parcelamentos e atrasos”, diz Leite.
Apesar das restrições impostas às atividades econômicas em função da aceleração da pandemia, a arrecadação já fechada de ICMS no primeiro trimestre foi de R$ 10,48 bilhões, ante R$ 9,97 bilhões no mesmo período em 2020 (corrigidos pelo IPCA). Além disso, em abril encerra-se o calendário do IPVA, uma das principais fontes de receita do Estado.
Publicidade
LEIA MAIS: Estado paga nesta quarta salários referentes ao mês de março
Não se sabe, porém, qual será o cenário a partir de julho. O secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, lembrou que o cenário nacional é de incertezas e, por causa da crise econômica, foram postergadas datas de pagamento de ICMS para as empresas.
“O Estado tem avançado muito na gestão do fluxo de caixa e mantido serviços relevantes, mas é importante destacar que segue sem pagar as parcelas da dívida com a União desde 2017 e mantém em níveis bastante reduzidos os investimentos. Isso sinaliza que é preciso avançar na gestão desses e outros passivos, como também é o caso dos precatórios”, exemplifica.
A promessa do governo é que o quadro será reavaliado até o fim de junho. “Será um momento de reavaliação sobre a situação da pandemia, sobre o ritmo de vacinação e sua influência na atividade econômica, o que certamente nos dará condições de repassar uma nova informação segura aos servidores”, explicou Cardoso.
Publicidade
LEIA MAIS: Governo estadual garante salários dos servidores em dia até abril