Milhares de pessoas saíram neste sábado, 7, às ruas de diferentes cidades espanholas pedindo unidade e diálogo para solucionar o conflito entre o governo da Espanha e o da comunidade autônoma da Catalunha. Convocados pela plataforma cidadã Falamos? e vestidos de branco, milhares de cidadãos se reuniram diante das câmaras municipais das principais capitais para pedir “sensatez” e “diálogo” entre as duas administrações.
Barcelona e Madri foram as que acolheram as concentrações mais importantes, nas quais foram ouvidos gritos como “o povo catalão não quer divisão”, “sim, é possível” e “queremos falar”. Além disso, os manifestantes, em um tom pacífico e sem exibir bandeiras espanholas, catalãs e nem independentistas, mostraram cartazes contra a declaração unilateral de independência e com lemas como “a Espanha é melhor que seus governantes”.
Em declarações à Agência EFE, um dos organizadores desta manifestação, Guillermo Fernández, explicou que, com a convocação, querem pedir “sensatez”. “Os governantes não podem continuar por este caminho, porque estão nos dividindo. Este país não merece isso”, disse Fernández.
Publicidade
Além de diálogo, centenas de cidadãos se congregaram na Praça de Colón de Madri com bandeiras espanholas em um ato em defesa da unidade da Espanha, da Constituição e do estado de direito.
Convocados pela Fundação para a Defesa da Nação Espanhola (Denaes), os manifestantes colocaram uma bandeira da Espanha no solo da praça e exibiram cartazes com a palavra “golpista” e fotografias dos componentes do Executivo catalão e do chefe da polícia autonôma, Josep Lluis Trapero.
As concentrações também ocorreram em outras capitais espanholas como Zaragoza, Valência, San Sebastián e Logroño.
Publicidade