A Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul deu início nessa quinta-feira, 14, ao ano letivo de 2019. Durante todo o dia, aproximadamente 800 educadores participaram da jornada pedagógica no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Na parte da manhã, o público-alvo foram as equipes diretivas e professores de educação infantil e de ensino fundamental, que acompanharam as explanações dos palestrantes Vasco Moretto, mestre em Educação, e Leila Ribeiro, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Já durante a tarde, o foco foi direcionado às equipes das Emeis, com o palestrante Paulo Sérgio Fochi, doutor em Educação.
Conforme a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, esses momentos são importantes para que a secretaria possa receber e dar as boas-vindas a todos os profissionais da rede. Com foco nas novas tecnologias, os debates da manhã abordaram o uso de dispositivos digitais em sala de aula. “Com toda essa nova geração que não consegue viver longe das tecnologias, precisamos conseguir usar essas ferramentas a nosso favor, a favor da educação e do aprendizado”, ressaltou Jaqueline. No turno seguinte, a temática abarcou os desafios da educação infantil.
Publicidade
Renovação
A vice-diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vovô Arlindo, Gleni Fátima Rocha, acompanhou a jornada pedagógica nessa quinta-feira. Para ela, esses momentos são de renovação. “É muito bom começar o novo ano letivo com essa acolhida. Os professores se sentem mais amparados e valorizados”, destaca. Também nessa quinta, durante a tarde, aproximadamente 200 serventes de creches e escolas municipais participaram de um encontro de formação continuada na Câmara de Vereadores, voltado à higienização e manipulação de alimentos.
Novidades de 2019 incluem curso de gestão
Nos próximos meses a Secretaria Municipal de Educação espera concluir as obras que estão em andamento nas Emeis Pequeninos, Vovô Arno e Pingo de Gente, e nas Emefs Cristiano Smidt e Frederico Assmann. Além disso, a secretária Jaqueline Marques reforça que a pasta dará continuidade ao cronograma de revitalizações nos educandários, visando criar espaços pedagógicos novos e diferenciados. “Essas melhorias têm sido muito bem recebidas, pois mudam a aparência das escolas e melhoram a autoestima de alunos e profissionais”, justifica.
Outra novidade deste ano será o curso de gestão, voltado aos diretores e vice-diretores das escolas. Serão 28 horas de capacitação. Além disso, Jaqueline destaca o projeto do Sítio Pedagógico e da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “É mais um espaço diferenciado que estará disponível para nossas 46 unidades escolares, voltado à promoção da educação ambiental.”
Publicidade
Volta às aulas
O ano letivo de 2019 começa na próxima segunda-feira nas escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental de Santa Cruz. Hoje, a rede municipal conta com 25 Emefs e 20 Emeis. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, são aproximadamente 11 mil alunos que retomarão às aulas no município – a maioria deles, 6,5 mil, no ensino fundamental.