A Univates lançou edital com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços para serem realizados no âmbito do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O Tecnovates oferece espaço físico e laboratorial, bem como recursos humanos capacitados, para realização de pesquisa e desenvolvimento focados em produtos alimentícios, tecnologias de proteção ao meio ambiente e energias alternativas.
Pensando na realidade regional, as áreas priorizadas são Alimentos e Ambiente, no entanto, outras áreas que se apresentarem relevantes podem ser incluídas. Para participar da seleção, os pesquisadores, em conjunto com empresas parceiras, deverão encaminhar os documentos exigidos no edital, disponível no site https://www.univates.br/tecnovates/media/edital_pesquisa_tecnovates_2016.pdf
Para o encaminhamento de projeto de pesquisa, é obrigatória a parceria com uma ou mais empresas, desde que no mínimo uma delas seja ou se torne residente do Tecnovates. Um mesmo projeto poderá ter mais de uma empresa parceira e uma mesma empresa pode participar de mais de um projeto. Todos os projetos contarão com um aporte financeiro da Univates e outra parte deverá ser subsidiada pela empresa parceira, conforme descrito no edital.
Publicidade
A professora Elisete Maria de Freitas, coordenadora científica do Tecnovates, afirma que as empresas, através desta parceria, poderão contar com a participação de um ou mais pesquisadores que atuarão no desenvolvimento de um novo produto, processo ou serviços, conforme interesse da empresa. “A empresa poderá usufruir dos resultados, melhorando o seu desempenho no mercado em que está inserida. E, ainda, buscar o patenteamento do que foi desenvolvido.”
A diretora administrativa do Tecnovates, professora Simone Stülp, destaca que esta é uma excelente oportunidade de aproximação do parque com empresas da região. Ela lembra que, muitas vezes, a inovação é vista com distanciamento, como algo de difícil acesso. Porém, ressalta que as diferentes realidades e complexidades podem ser contempladas, na perspectiva de pensar a inovação também como um caminho para o aprimoramento de produtos e processos já contemplados na realidade produtiva.
A inscrição dos projetos deve ser realizada na Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univates (sala 115 do Prédio 1). Os interessados, no ato da inscrição, deverão encaminhar, para avaliação do Comitê Científico do Tecnovates, um Plano de Desenvolvimento Tecnológico, o cronograma de execução do projeto de pesquisa e orçamento do projeto, conforme padrão para projetos de pesquisa tecnológicos.
Publicidade
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3714-7000, ramais 5956 ou 5940.