Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Mais de 6,5 mil fazem o Enem em Santa Cruz

Cerca de 8,4 milhões de estudantes de todo o País estão inscritos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. As provas, que acontecem entre sábado e domingo, serão realizadas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras, com exceção dos locais afetados pelas ocupações estudantis, onde foram adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro, para cerca de 240,3 mil participantes. Somente em Santa Cruz do Sul, 6.507 pessoas irão prestar o exame, entre moradores do município e de cidades vizinhas como Rio Pardo, Pantano Grande e Candelária.

Os estudantes serão distribuídos em três locais de prova: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, no Centro, e Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, na Cohab. Na Unisc, farão o exame os participantes com iniciais de A a S; no Ernesto, de S a Z. No Rosário não há ordem alfabética, já que a escola será sede dos atendimentos especializados para 409 portadores de deficiências e dificuldades; praticantes de religiões que reservam o sábado e gestantes que assinalaram o diferencial no momento da inscrição. Ao todo, 493 colaboradores irão atuar no processo, entre chefes de sala, fiscais volantes e auxiliares de limpeza. 

Nos dois dias, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas, com tolerância zero para atrasos. Às 13h30 as provas começam a ser aplicadas. A duração é de quatro horas e meia no primeiro dia, quando serão realizadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, e de cinco horas e meia no segundo, para que os participantes resolvam questões de linguagens e códigos, redação e matemática. Os estudantes poderão deixar o local após duas horas do início da prova, mas com o caderno de questões, só 30 minutos antes do tempo final. O descumprimento de qualquer uma dessas regras culminará em eliminação.

Publicidade

Este ano, o esquema de segurança do exame vai contar com algumas novidades. Além dos detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar celulares, aparelhos eletrônicos e outros itens que possam comprometer a lisura das provas, será realizada a coleta das impressões digitais dos participantes e a vistoria dos lanches trazidos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dados serão cruzados com os do banco de digitais da Polícia Federal, para evitar fraudes.

FIQUE ATENTO

– Neste sábado, 5, e domingo, 6, considere sair de casa com muita antecedência para estar precavido caso haja congestionamentos no trânsito.

Publicidade

– Leve mais de uma caneta preta (fabricada com material transparente).

– Faça refeições leves antes do exame. Refeições gordurosas e pesadas causam sono e cansaço. Bebidas estimulantes como café e energético devem ser consumidas com moderação, já que podem contribuir para o aumento da ansiedade. 

– Na hora da prova, conforme a psicóloga Sanami Esaky, as questões devem ser respondidas na ordem de publicação. “Caso não saiba como resolver alguma pergunta, sinalize com um ponto de interrogação. Ao final, se sobrar tempo, retome as questões pendentes. Isso ajuda que conclua a prova lendo todo o caderno”, explica.

Publicidade

Por que fazer o Enem

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o exame também pode ser usado como certificação do ensino médio.

O QUE LEVAR

Publicidade

Obrigatório

Documento de identidade com foto (vale RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e carteiras expedidas por ordens ou conselhos de classes validadas por lei) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.

Recomendado

Publicidade

Lanches leves como barras de cereais e garrafa d’água.

Proibido

Celular, aparelhos eletrônicos em geral, lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.