O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou nesta terça-feira, 1°, a lista dos 304 locais em que a aplicação da prova foi cancelada, em função do movimento de ocupações das escolas. Candidatos inscritos nesses locais não farão a prova neste final de semana (5 e 6 de novembro). Para este grupo de 191.494 estudantes, o exame será reaplicado nos dias 3 e 4 de dezembro.
No Rio Grande do Sul, quatro municípios terão alunos com provas adiadas. São eles: Bagé (232), Camaquã (300), São Vicente do Sul (778) e Sapucaia do Sul (647), totalizando 1.957 inscritos. Os alunos, que realizariam prova em Institutos Federais destas cidades, receberão mensagens comunicando o adiamento, juntamente com os participantes que fariam o Enem em escolas ocupadas de todo o país.
Os estados do Paraná, com 74 ocupações, e Minas Gerais, com 59, têm o maior número de locais de provas ocupados. Estudantes do ensino médio, superior e educação profissional têm buscado pressionar o governo por meio do movimento. Os alunos são contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, a chamada PEC do Teto. Eles também criticam a reforma do ensino médio, proposta pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada ao Congresso.
Publicidade