Depois de quase um mês dedicado à reposição de energia, cerca de 12 mil alunos são esperados hoje para dar início ao segundo semestre deste ano na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O retorno dos estudantes de 53 cursos de graduação acontece nos campi de Santa Cruz, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires.
A Festa dos Bixos, no entanto, está marcada para o próximo dia 11. O evento de boas-vindas aos calouros ocorrerá no Centro de Convivência, das 20 às 22 horas, e vai manter a diretriz adotada pela universidade, de repúdio aos trotes violentos ou humilhantes. Na ocasião, será divulgada uma atividade solidária e de integração em benefício a instituições da região.
Para os estudantes de ensino fundamental e médio das redes municipal, estadual e privada, as aulas recomeçaram ontem. Na rede municipal, são 6.842 matriculados em 26 escolas. Em alguns educandários, como é o caso da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Gente Miúda, do Bairro Bonfim, os alunos encontraram mudanças na pintura e na estrutura do prédio.
Publicidade
Já na rede estadual, o clima é de readequação do calendário escolar, por conta das paralisações realizadas no primeiro semestre desse ano. Segundo a coordenadora adjunta da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), cada escola adequou as recuperações conforme a sua realidade. “O principal é garantirmos a qualidade da educação, com o cumprimento efetivo da carga horária”, observou.
As instituições estaduais podem utilizar, no máximo, cinco sábados para recuperar dias letivos. Por isso, parte dos 9.875 alunos matriculados em escolas estaduais de Santa Cruz terão aulas até janeiro. Segundo Janaína, não há informações sobre a possibilidade de nova greve de professores.
Integração nas particulares
Publicidade
O grêmio estudantil do Colégio Marista São Luís foi responsável por dar as boas-vindas aos 800 alunos que retornaram ontem às aulas. Na atividade de integração, houve apresentações musicais. Nos primeiros dias do segundo semestre, as ações em sala de aula terão como foco a Olimpíada, que vem sendo trabalhada desde a passagem da tocha olímpica por Santa Cruz do Sul. Além disso, a reta final de 2016 será marcada por um ciclo de palestras destinados aos pais.
Lanche especial, recreio prolongado e show da banda da escola. Foi isso que a equipe de professores e funcionários do Educar-se preparou para o retorno dos 492 alunos. A programação aconteceu na área coberta da escola, na manhã de ontem. Para este semestre, a ideia é dar continuidade a projetos já iniciados. Nesse sentido, serão executadas ações coletivas, como o Dia da Família.
A recepção aos 1.568 alunos do Colégio Mauá ocorreu de forma tranquila. Uma programação especial está sendo preparada para o próximo dia 11, quando se comemora o Dia do Estudante. Durante o recesso escolar, algumas mudanças estéticas no prédio foram feitas. Eventos como o Dançarte e a Mostra de Teatro estão incluídos na agenda deste semestre.
Publicidade
No Colégio Dom Alberto, aproximadamente 400 estudantes foram recepcionados ontem, nas salas de aula.