O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) promoveu, no Ponto de Cultura Solar do IAB, em Porto Alegre, a cerimônia de entrega do Prêmio IAB-RS 2015 José Albano Volkmer e a abertura da exposição pública dos 33 trabalhos inscritos.
Os concorrentes ao prêmio foram arquitetos gaúchos recém-formados que, no ano passado, receberam em suas faculdades a Menção Honrosa pelo melhor trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo.
Um dos destaques do Prêmio veio da Univates, de Lajeado. A arquiteta Janaína Kuhn chamou a atenção do júri com o projeto “Centro de Gastronomia e Entretenimento”, que teve orientação da professora Merlin Janina Diemer no primeiro semestre de 2015.
O projeto foi idealizado pela arquiteta para ser executado em Lajeado. Trata-se de um conjunto de restaurantes, bares e cafés, além de boliche associado a uma casa de shows para até 500 pessoas. Para Janaína Kuhn, a escolha do tema se deve à insuficiência de locais dessa natureza na cidade de Lajeado, já que pessoas de outras localidades também se deslocam para o município a trabalho, estudo ou na busca por entretenimento.
O projeto da arquiteta prevê que os estabelecimentos possuam características distintas, oferecendo culinária de diversas etnias, com o objetivo de atender à demanda crescente na região por locais diferenciados e originais, visando a todos os tipos de público. “O conjunto teria funcionamento em turno integral, cujos horários de atendimento variam conforme o estabelecimento, da manhã à madrugada”, idealiza Janaína.