Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Consulta popular

Univates propõe programa tecnológico para desenvolvimento da agricultura familiar

Com o objetivo de dar suporte tecnológico à produção sustentável e agroecológica na agricultura familiar do Vale do Taquari, entre as propostas que constituirão a cédula da Consulta Popular está o Programa de Produção Sustentável na Agricultura Familiar do Vale do Taquari (proposta de número 02 na cédula de votação), proposto pelo Programa Polos da Univates, conforme aprovação na reunião do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), na última semana. A votação da Consulta Popular ocorrerá de 5 a 7 de julho, pela internet, em www.consultapopular.rs.gov.br

De acordo com a coordenadora científica do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Elisete de Freitas, um dos grandes desafios da atualidade é transformar as formas de produção em modelos de produção, que conciliem o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais, o equilíbrio ambiental e a geração de renda e segurança alimentar. “O Vale do Taquari tem potencial para investir na agricultura sustentável, porém são poucas as iniciativas, sendo essencial a existência de mudança nesse perfil”, afirma ela. O Brasil abriga a maior diversidade biológica do planeta, no entanto, são raras as espécies brasileiras que fazem parte do grupo de alimentos que mais consumimos. Esse projeto poderá contribuir para a mudança nesse perfil. 

Conforme o diretor administrativo do Tecnovates, Eloni Salvi, essa é a única proposta para a aplicação de tecnologias para o futuro. “O Programa Polos não intenciona apenas a resolução de questões imediatas, mas, sim, de caminhos para o futuro do Vale do Taquari”, reflete ele.
    
As metodologias poderão ser aplicadas em produtos ou culturas como da erva-mate, de morango e outras frutas, inclusive nativas; verduras e legumes em geral; plantas alimentícias não convencionais; produtos usados na merenda escolar; e flores.

Publicidade

Focos a serem abordados no Programa:

– identificação de pragas regionais e inimigos naturais;
– desenvolvimento de tecnologias de controle biológico com base nas pragas e inimigos naturais identificados;
– busca de formas de viabilizar a implantação de sistemas produtivos vinculados à agricultura familiar: agroecologia/produção orgânica/agroflorestas e outros sistemas;
– viabilização da implantação de agroflorestas associadas às áreas de reservas legais;
– produção diversificada de alimentos, quebrando o atual modelo de alimentação baseada em um número muito limitado de espécies;
– desenvolvimento de metodologias que visem à recuperação do solo;
– empreendedorismo nas pequenas propriedades.

Para votar

Publicidade

Neste ano, a votação será realizada nos dias 5, 6 e 7 de julho em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) correspondente. Os eleitores poderão votar em apenas um dos programas ou ações constantes na cédula de votação.

Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do título de eleitor. Caso o votante não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet permitirá a pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.