Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Estudantes criam manual para ocupação de escolas públicas

Lideranças estudantis vinculadas ao Juntos nas Escolas, coletivo ligado ao Psol, lançaram um documento que traz um passo a passo de como ocupar uma escola, ensina a fazer manifestações de rua, elenca os direitos dos alunos e, ainda, incentiva a comunicação independente do movimento através de vídeos, fotos e publicações em redes sociais. Batizado de ‘Manual de Mobilização e Ocupação das Escolas do Rio Grade do Sul’, o material foi divulgado nas redes sociais na quarta-feira, 18.

O guia sugere que a ocupação inicie com a realização de uma assembleia com os alunos da escola, onde devem discutir os problemas da instituição e os “caminhos da luta”, diz o manual. Nos passos seguintes, estão orientações de como garantir a boa comunicação interna, a limpeza, a segurança e a alimentação dos ocupantes. O documento também sugere a elaboração de atividades que contribuam com o “convencimento dos colegas” em relação ao movimento, assim como ao fortalecimento da ocupação.

Já em relação às manifestações, o manual sugere que mesas e cadeiras das salas de aula sejam levadas para as ruas. “Além de ajudar a bloquear a passagem dos carros, elas são o símbolo da nossa luta”, dizia o material. A orientação é para que os protestos ocorram entre as 6 e as 9 horas, e salienta que é “melhor ainda” se isso ocorrer em cruzamentos e grandes avenidas. O movimento foi planejado desde o início de abril por grêmios estudantis, com base na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e apoio do Cpers/Sindicato. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.