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Valor da tarifa no novo pedágio entre Santa Cruz e Porto Alegre pode subir

Os santa-cruzenses que saem do município em direção a Porto Alegre, além de passarem por uma nova praça de pedágio a partir de fevereiro do ano que vem, podem ter que pagar mais do que os R$ 4,40 fixados pelo Grupo CCR que ganhou o leilão para assumir a gestão da Rodovia de Integração Sul (RIS). Fazem parte do conjunto trechos das BRs 101, 386, 448 e 290 (somente no trecho da Freeway – de Porto Alegre a Osório).

O aumento no valor do novo pedágio, que ficará em Montenegro, pode acontecer como bônus à concessionária se a empresa adiantar o cronograma de obras. Da mesma forma, se houver atraso, é aplicada a penalidade e o valor do pedágio diminui. No entanto, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou à imprensa da Capital que há uma possibilidade “muito grande” de o valor subir.

A situação vale para todo o trecho concedido, que contará com sete novas praças de pedágio. Conforme Freitas, a medida faz parte de uma série de incentivos presentes no contrato.  

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LEIA MAIS: Veja o que muda na região com a concessão da BR-386

A concessão da RIS

O contrato de concessão, assinado nesta sexta-feira, 11, passa a operação de 473,4 quilômetros de rodovias federais no Rio Grande do Sul ao Grupo CCR, que venceu o leilão no dia 1º de novembro no ano passado. A assinatura aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

A concessionária prevê a duplicação de 225 quilômetros das rodovias, gerando pelo menos dois mil empregos no Estado. Além disto, o contrato prevê a instalação de equipamentos de iluminação em 172 quilômetros de rodovia, além da implantação de um sistema de monitoramento, com 1.100 câmeras.

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Novas privatizações

Em Porto Alegre para assinatura do contrato de concessão do conjunto de rodovias, o ministro ainda afirmou que outras rodovias federais passarão à iniciativa privada: a BR-116 e a BR-290. Conforme Freitas, são estudadas as possibilidades de privatizar após a duplicação ou transferir a responsabilidade pela conclusão já para a concessionária privada. No entanto, a duplicação da BR-290, por exemplo, não deverá ser concluída ainda neste ano.

Apesar do anúncio da privatização, estudam-se novos moldes de concessão, diferentes do aplicado à Rodovia de Integração Sul (RIS), por exemplo. Neste aspecto, podem ser contratos de investimento, por períodos determinados ou mesmo apenas para reparos.

Cronograma do contrato

14/01/19
– Publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União (DOU);
– Início da reforma de duas praças e cinco bases na BR-290 Freeway.

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14/02/19
– Assinatura do Termo de Arrolamento, quando a concessionária assume os bens da rodovia;

15/02/19
– Início da Cobrança de pedágio nas duas praças da BR-290;
– Início da conservação e operação completa na BR-290;
– Operação do Túnel do Morro Alto entre os quilômetros 67 e 69 da BR-101;
– Operação do vão móvel da Ponte sobre o Rio Guaíba na BR-290;
– Início dos trabalhos de conservação nas demais rodovias (BR-101; BR-448; BR-386);
– Início da construção de cinco praças de pedágios e 11 bases operacionais, o que inclui realocação de duas bases.

15/06/19
– Início das obras de realocação da  praça de Gravataí  e implantação de cobrança bidirecional na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha.

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15/08/19
– Início da operação completa nas rodovias BR-101; BR-448; BR-386.

15/02/20
– Início da cobrança nas praças da BR-386 (quatro praças) e BR-101 (uma praça).

15/02/20
– Início do programa de restauração do pavimento na BR-386.

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15/08/20
– Início da cobrança bidirecional na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha na BR-290.

15/08/20
– Início de cobrança na praça de pedágio de Glorinha no quilômetro 59 da BR-290 remanejada de Gravataí.

15/02/21
– Início das obras de duplicação de 225 quilômetros na BR-386 (primeiro trecho: de Marques de Souza a Lajeado).

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