O novo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, afirmou nesta sexta-feira, 4, que não haverá mudança na alíquota do Imposto de Renda no momento. Segundo ele, uma eventual alteração só será discutida “posteriormente” e “no tempo correto”.
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro havia dito que o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciaria nesta sexta a “possibilidade” de reduzir a maior alíquota do imposto, dos atuais 27,5% para 25%. Bolsonaro também disse que o IOF seria aumentado.
Na mesma entrevista desta sexta-feira, Bolsonaro também disse que aumentaria a alíquota do IOF em “fração” pequena, porém não detalhou o número.
Publicidade
LEIA MAIS: Bolsonaro deve anunciar mudança no Imposto de Renda nesta sexta
Sobre o IOF, Cintra negou o aumento do imposto para compensar o impacto fiscal da sanção da lei, por Bolsonaro, que prorrogou até 2023 o incentivo fiscal concedido a empresas nas áreas da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
De acordo com a Consultoria de Orçamento da Câmara, a renúncia fiscal com a prorrogação da medida pode chegar a R$ 10 bilhões.
Publicidade