A exposição itinerante Museu do Futebol na Área chega à sua parada final em Porto Alegre, desta quarta-feria, 31, a 16 de dezembro. A mostra ficará instalada no Museu da Comunicação de Porto Alegre, e contará com parte da experiência do público que visita o Museu do Futebol, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
A experiência, que aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro, já foi vista por mais de 200 mil pessoas no Recife, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
O Museu do Futebol na Área reproduz sete das 15 salas presentes na sede do museu, no emblemático Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com o objetivo de levar a experiência que já encantou mais de 3,5 milhões de pessoas desde sua inauguração, em 2008.
Publicidade
LEIA MAIS: Com apoio da torcida, Grêmio tenta ir a nova final
Para tanto, contou com o time que participou do projeto original: os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, que assina uma instalação exclusiva para a mostra. E, para ampliar a emoção do público local, incorpora histórias, fotos e curiosidades sobre o futebol de cada cidade por onde passa.
Em Porto Alegre, a rivalidade entre Grêmio e Internacional estará presente. O Gre-Nal é representado por desde fotos dos primórdios dos clubes, no início do século 20, ao jogo de pebolim (ou totó) e de futebol de botão. Compõe a mostra ainda uma vitrine em homenagem a Aldyr Schlee, gaúcho criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, em 1953, e outra com camisas e objetos históricos dos dois clubes, entre eles uma camiseta usada pelo ídolo colorado Fernandão na conquista da Taça Libertadores da América em 2006, e outra usada por Paulo César Magalhães na conquista gremista do Mundial de 1983.
Publicidade
“O futebol é uma paixão nacional e expressão da nossa cultura. Acreditamos que, por ser democrático, tem o poder de conectar as pessoas. Por isso, estamos muito felizes em poder levar essa exposição itinerante a outros lugares do Brasil,”, disse Bruno Couto, head de Marketing da Motorola – empresa que patrocina o projeto.
A exposição Museu do Futebol na Área tem patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Epson, e da Urso Filmes. O apoio local é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.
Publicidade