O Grêmio foi derrotado na sua estreia no Campeonato Brasileiro 2019 frente ao Santos, na Arena. Cerca de 35 mil pessoas assistiram na manhã desse domingo o Tricolor pressionar, fazer uso do seu característico toque de bola, e esbarrar na boa atuação do goleiro santista Vanderlei, que salvou os paulistas em inúmeras oportunidades.
Quando teve a chance, o Santos não perdoou. Abriu o marcador com o ex-colorado Eduardo Sasha logo os 5 minutos do primeiro tempo. Aos 34, também da primeira etapa, ampliou com Felipe Jonatan. O Grêmio só conseguiu descontar aos 48 minutos do segundo tempo, com Everton. Final de jogo: Grêmio 1×2 Santos.
PRIMEIRO TEMPO
Antes da partida iniciar, a diretoria e a torcida do Grêmio fizeram uma bonita homenagem a Seu Verardi, funcionário mais antigo do Grêmio, que faleceu na última quarta-feira. Com a bola rolando, quem tomou a iniciativa foi o Santos. Logo aos 2 minutos, o atacante Soteldo recebeu próximo à área gremista, mas Geromel, que foi acompanhado na Arena pelo técnico da Seleção Brasileira, Tite, fez o desarme. Aos 4, a primeira reclamação gremista. Everton recebeu de André, foi puxado pela camiseta próximo à área do Santos e o árbitro nada marcou. Aos 5, o Santos abriu o marcador. O ex-colorado Eduardo Sasha recebeu dentro da área de Jean Lucas e deu um lindo toque por cima de Paulo Victor para fazer 1 a 0 para o Santos.
Publicidade
Sasha parecia motivado para enfrentar o Grêmio. Aos 9 o atacante quase marcou o segundo. Aos 10 minutos Jean Mota arriscou de fora da área, mas Paulo Victor defendeu, na terceira finalização santista na partida até então, contra nenhuma do Grêmio. Aos 14, após boa triangulação de ataque do Tricolor, Maicon não chegou na bola passada pelo atacante André. Aos 19 o Grêmio chegou no toque de bola, como é sua característica. Maicon recebeu dentro da área pelo lado direito e cruzou. A zaga do Santos afastou para fora. No escanteio cobrado por Alisson, o lateral Leonardo pegou mal na bola.
Chegando à metade do primeiro tempo, o Tricolor pareceu ter acordado na partida depois da pressão santistas dos primeiros minutos. Em falta do lado direito da área, Jean Pyerre lançou para Kannemann, mas a zaga santista afastou para linha de fundo. Na sequência, dois escanteios para o Grêmio, onde a defesa santista afastou. Aos 25, Jean Pyerre arriscou de fora da área e o goleiro Vanderlei fez linda defesa. Um minuto depois Maicon também arriscou, mas a bola passou por cima do gol.
Numa rápida transição, o Santos voltou a chegar forte aos 27 minutos. Soteldo finalizou rasteiro de fora da área para defesa de Paulo Victor. Aos 28, novamente o Grêmio atacou com perigo. André cruzou e Jean Pyerre não chegou na bola. Aos 29 o Grêmio quase empatou. André fez a parede na frente da área e deu lindo passe de calcanhar para Leonardo, que chutou para defesa de Vanderlei. Mesmo com a pressão gremista, aos 34 minutos o Santos conseguiu o segundo gol. No rebote de um escanteio santista, Felipe Jonatan se antecipou a Alisson próximo à área e chutou forte para vencer Paulo Victor: Grêmio 0 x 2 Santos. Ao final da primeira etapa a partida ficou concentrada no meio de campo.
Publicidade
Aos 43 minutos o Grêmio chegou forte. Num cruzamento de Cortez próximo à área, André chutou e marcou o gol para o Tricolor, que acabou sendo invalidado pela árbitro Bruno Arleu de Araújo, que chegou a consultar o VAR para confirmar o impedimento. Aos 46 minutos o Grêmio chegou pela última vez no primeiro tempo. Numa falta perigosa próxima à área, Jean Pyerre cobrou e a bola desviou para escanteio. Na cobrança de Alisson a zaga santista afastou e o árbitro encerrou o primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
Iniciado o segundo tempo, o Santos chegou pela primeira vez aos 2 minutos numa cobrança de falta na área gremista, afastada pela defesa. O Peixe chegou novamente aos 4 com Jean Lucas, que passou por Maicon e cruzou rasteiro. Cortez faz o corte para a linha de fundo. No escanteio Gustavo Henrique cabeceou para fora. Aos 7 minutos do segundo tempo o técnico Renato colocou Diego Tardelli no lugar de Alisson.
Publicidade
Aos 10 minutos o Grêmio teve uma grande oportunidade. Após toque na mão do santista Alison perto da área, Matheus Henrique cobrou a falta e a bola passou perto do gol de Vanderlei. Aos 12 Everton se infiltrou na área santista e caiu. O árbitro não marcou pênalti, apesar das reclamações da torcida gremista.
O Grêmio pressionou e acabou descuidando na defesa. Num rápido contra-ataque puxado pelo venezuelano Soteldo, Jean Lucas finalizou de canhota por cima do gol de Paulo Victor. Aos 15 Tardelli arriscou de fora da área e Vanderlei defendeu. O Grêmio trocava muitos passes, mas não achava espaços na defesa do Santos. Aos 26 minutos Luan finalizou na entrada da área, mas o goleiro santista mais uma vez agarrou. Aos 28, Gustavo Henrique cometeu falta em André próximo da área. Na cobrança, Luan chutou por cima do gol. Aos 30 quase o Grêmio marcou. Após cruzamento na área o santista Lucas Veríssimo cortou para trás e quase marcou contra.
Na melhor chance gremista no segundo tempo até então, aos 37, Felipe Vizeu recebeu cruzamento dentro da pequena área e, de cabeça, perdeu uma grande oportunidade de diminuir o marcador. Aos 39, novamente o goleiro Vanderlei salvou o Santos. Diego Tardelli e André tentaram dentro da pequena área, mas não conseguiram superar o arqueiro. Aos 41 Luan perdeu outra chance incrível dentro da pequena área, chutando para fora. No lance, porém, já havia sido assinalado impedimento. Aos 43 André tentou de bicicleta, mas a bola caprichosamente parou na trave. No rebote Tardelli chutou, mas Vanderlei pegou.
Publicidade
Aos 47, depois de tanto pressionar, o Grêmio enfim chegou ao gol. Everton passou por Gustavo Henrique dentro da área e finalizou cruzado para vencer Vanderlei. O lance foi o último de perigo no jogo. Aos 49 o santista Derlis González levou cartão amarelo por falta em Tardelli. Após o fim da partida, depois de insistente reclamação, o árbitro Bruno Arleu Araújo acabou expulsando o jogador do Santos.
O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira, 1º de maio, às 19h15, contra o Avaí, no Estádio da Resscada, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
CAMPEONATO BRASILEIRO 2019
GRÊMIO 1×2 SANTOS
Publicidade
Data e horário: Domingo, 28 de abril, às 11 horas;
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre;
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, com Rodrigo Corrêa e Thiago Henrique Neto;
Cartões amarelos: Maicon (Grêmio), Kannemann (Grêmio). Alison (Santos) e Diego Pituca (Santos);
Cartão vermelho: Derlis González (Santos).
GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez (Felipe Vizeu); Maicon, Matheus Henrique, Jean Pyerre (Luan), Alisson (Diego Tardelli), Everton; André.
Técnico: Renato Portaluppi
SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, Veríssimo, Aguilar, Gustavo Henrique e Felipe Jonatan; Jean Lucas (Carlos Sánchez), Diego Pituca e Jean Mota (Alison); Soteldo e Eduardo Sasha (Derlis González).
Técnico: Jorge Sampaoli