O Avenida ficou na torcida e foi ajudado pelo Grêmio que venceu o lanterna Veranópolis por 2 a 0 na noite desta segunda-feira, 25, na Arena, no complemento da oitava rodada do Gauchão. Com o resultado, o Tricolor se consolidou ainda mais na liderança e chegou aos 20 pontos, quatro à frente do segundo colocado, o arquirrival Internacional.
Além de manter a invencibilidade no certame, o time da Capital garantiu matematicamente a classificação antecipada às quartas de final, restando três rodadas para o fim da primeira fase. A equipe pentacolor continua na última posição com apenas três pontos – o Periquito tem seis e ocupa o décimo lugar, o primeiro fora da zona do rebaixamento.
Sem compromisso durante o Carnaval, o Grêmio volta a campo pelo Gauchão no dia 9, às 19 horas, quando encara o São José novamente na Arena. Antes, estreia na Copa Libertadores da América diante do Rosário Central no dia 6, às 21h30, na Argentina. O Veranópolis, que vê a queda para a Série A2 cada vez mais próxima, receberá a visita do Pelotas no dia 10, às 17 horas, no Antônio David Farina.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
Sob o comando de Renato Portaluppi, que retornou de um curso para treinadores na Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, o Tricolor tomou a iniciativa e criou a primeira oportunidade logo aos 2 minutos. Everton tabelou com Leonardo, mas mandou fraco na entrada da grande área e Reynaldo defendeu sem problema.
Aos 5, Luan cobrou falta frontal, a bola desviou na barreira e saiu em escanteio. O Tricolor trocava passes rápidos, enquanto o Veranópolis, que tinha a estreia do técnico Hélio Vieira, não ameaçava a meta de Paulo Victor. Aos 21, Marinho bateu longe e Reynaldo defendeu em dois tempos. A chuva fina, que depois virou torrencial, não impedia que os donos da casa valorizassem a posse de bola, porém o time pentacolor se fechava atrás e não cedia espaços.
Publicidade
Melhor no duelo, o Grêmio insistiu no ataque e conseguiu largar na frente aos 28. Maicon cruzou da esquerda e, Marinho, como se fora centroavante, cabeceou com estilo para o fundo da rede – 1 a 0. Aos 33, Juba arriscou do meio da rua, sem direção. O Tricolor controlava as ações e não corria riscos. Aos 44, Raphael Macena completou de cabeça e Paulo Victor pegou firme.
SEGUNDO TEMPO
Em busca de uma reação, os visitantes adiantaram a marcação e chegaram pela primeira vez aos 4 minutos. Túlio Renan arrancou, driblou Cortez e finalizou rasteiro para defesa tranquila de Paulo Victor. O Grêmio respondeu perigosamente dois minutos depois. Michel mandou uma bomba de longe e quase acertou o ângulo esquerdo de Reynaldo.
Publicidade
Aos 10, o Tricolor ampliou o escore. E com um gol sem querer. Marinho cruzou fechado, de canhota, do lado direito. Ninguém foi na bola e ela morreu no canto direito do goleiro do Veranópolis – 2 a 0. A equipe pentacolor ameaçou aos 16 com Talles Cunha, que exigiu boa defesa de Paulo Victor. Quatro minutos mais tarde, outra tentativa do VEC. Juba avançou e mandou forte para nova intervenção do arqueiro gremista.
Com a vantagem, Renato promoveu duas trocas simultâneas aos 30. Jean Pyerre e Montoya entraram nos lugares de Luan e Marinho, respectivamente. Aos 37, Everton arrematou da intermediária e a bola passou muito perto da trave esquerda de Reynaldo. O Tricolor administrou o resultado até o apito final e confirmou a sexta vitória em oito jogos. Já o VEC se complicou de vez na luta para evitar a queda à Divisão de Acesso em 2020.
GAUCHÃO
1ª FASE
8ª RODADA
GRÊMIO 2 a 0 VERANÓPOLIS
Publicidade
Data e horário: Segunda-feira, 25 de fevereiro, 20h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, com Michael Stanislau e Maíra Mastella Moreira
Gols: Grêmio – Marinho (28/1ºT e 10/2ºT)
Cartões amarelos: Iago e Negretti (Veranópolis)
GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Maicon (Matheus Henrique), Marinho (Montoya), Luan (Jean Pyerre) e Everton; Felipe Vizeu
Técnico: Renato Portaluppi
VERANÓPOLIS
Reynaldo; Vinícius Bovi, Negretti, Geninho e Iago (Lito); Darlan, Fabrício, Eduardinho (Kaio) e Talles Cunha; Juba e Raphael Macena (Túlio Renan)
Técnico: Hélio Vieira
Publicidade