O Grêmio enfrentou o Bahia neste sábado, 6, pela 28ª rodada do Brasileirão, e empatou em 2 a 2. Élber marcou duas vezes para os visitantes, mas Juninho Capixaba e Jael anotaram para garantir a igualdade no placar.
Na classificação, o Grêmio é o 5º colocado, com 51 pontos. O Bahia é o 14º colocado, com 31 pontos. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Palmeiras no domingo, 14, às 16 horas, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O Bahia encara o Paraná no Estádio Pituaçu, em Salvador, no sábado, 13, às 21 horas.
PRÉ-JOGO
Publicidade
O Grêmio não teria o volante Ramiro, que se recupera de uma pancada no joelho direito, e o lateral-direito Léo Moura, poupado. O restante dos titulares estariam em campo, à exceção de Bruno Cortez, já que uma vitória poderia deixar o Grêmio mais próximo dos líderes.
O Bahia, na luta contra o rebaixamento, teria os reforços de Lucas Fonseca, Léo, Élber, Gregore e Jackson. Tiago, lesionado, e Douglas Grolli, suspenso, seriam os desfalques da equipe comandada por Enderson Moreira.
1º TEMPO
Publicidade
A partida praticamente iniciou com bola na rede. Aos três minutos, Léo cobrou lateral na esquerda e Nilton desviou de cabeça. Na pequena área, Élber apareceu para cabecear no canto esquerdo de Marcelo Grohe. Aos sete, Gilberto recebeu de Élber às costas de Kannemann pela direita e bateu cruzado. A bola passou rente à trave direita de Marcelo Grohe. Aos nove minutos, o Grêmio criou uma boa jogada e Alisson chegou a encobrir o goleiro Douglas. Mas a arbitragem assinalou impedimento na jogada. A bola tocou na mão de Élber na direita, quase na grande área, aos 15 minutos. Luan cobrou a falta e Cícero aproveitou o levantamento para cabecear no canto esquerdo de Douglas. A bola passou perto, mas se perdeu pela linha de fundo.
Aos 22, Everton sofreu falta de Zé Rafael na esquerda, no bico da grande área. Luan levantou na área e Pedro Geromel desviou de cabeça. Cícero se antecipou ao goleiro Douglas e concluiu de cabeça para a rede. A arbitragem assinalou impedimento e anulou o gol. Aos 29, Nilton finalizou de longe e Marcelo Grohe caiu no canto esquerdo para defender. Everton sentiu uma lesão muscular na coxa direita e foi substituído por Marinho aos 44 minutos.
2º TEMPO
Na volta do intervalo, o Grêmio passou a ter Paulo Victor no gol, na vaga de Marcelo Grohe, que sentiu um problema muscular. Aos sete minutos, Alisson foi derrubado por Gilberto na esquerda. Luan cobrou a falta no canto direito e Douglas saltou para espalmar. Aos nove, Edigar Junio entrou na vaga de Gilberto. Por falta cometida em Juninho Capixaba, Jackson foi expulso aos 11 minutos. Ignácio entrou no lugar de Ramires na sequência para recompor a defesa. O Bahia ampliou a vantagem aos 21 minutos. Léo cruzou na área e Kannemann afastou. Zé Rafael bateu cruzado na sobra e a bola parou em Élber, que estava às costas de Juninho Capixaba. O atacante finalizou no canto esquerdo de Paulo Victor para marcar.
Aos 26, André entrou no lugar de Maicon. Já aos 30, Marinho finalizou à direita do goleiro Douglas. Aos 32, Elton entrou na vaga de Nilton. Cícero finalizou de longe aos 36 e Douglas defendeu com segurança. O Grêmio descontou aos 38. Marinho carregou pela direita e caiu após disputa de bola. Alisson ficou com a bola e deu um passe em profundidade para Juninho Capixaba completar na pequena área. Marinho foi derrubado aos 40 minutos por Léo na grande área. Jael cobrou no canto direito e empatou para o Grêmio. Aos 44, Luan cobrou escanteio da direita e Jael cabeceou. Douglas defendeu no canto esquerdo. Aos 52, Paulo Victor espalmou no canto esquerdo após cobrança de falta de Zé Rafael. Apesar da pressão, o Grêmio não conseguiu a virada para se tornar vice-líder da competição.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2018 – 28ª RODADA
GRÊMIO 0 x 2 BAHIA
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 6 de outubro (sábado)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Cartões amarelos: Kannemann e Juninho Capixaba (Grêmio); Nino Paraíba, Ramires, Jackson e Gilberto (Bahia)
Cartão vermelho: Jackson (Bahia)
Gols: Élber (Bahia) – 3min/1º e 21min/2º; Juninho Capixaba (Grêmio) – 38min/2º e Jael (Grêmio) – 42min/2º
GRÊMIO: Marcelo Grohe (Paulo Victor); Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Juninho Capixaba; Maicon (André), Cícero, Luan e Alisson; Everton (Marinho) e Jael
Técnico: Renato Portaluppi
BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Jackson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Nilton (Elton), Ramires (Ignácio) e Zé Rafael; Élber e Gilberto (Edigar Junio)
Técnico: Enderson Moreira